Quem cuida da Beleza cuida da Saúde!
Sem baixar a guarda quando o assunto é prevenção, a campanha Cabeleireiros Contra Aids está a mil também no Carnaval!
Com o tema “Diversão com Segurança”, o momento é de lembrar às pessoas a importância de aproveitar e se divertir muito durante os dias de folia, mas sem esquecer de se proteger.
É muito importante e não custa nada relembrar informações super simples, mas que podem fazer muita diferença na hora de se prevenir contra a AIDS.
Vamos fazer barulho? Compartilhe!
• É importante lembrar que hoje não existem mais grupos de risco. O que existe são comportamentos de risco!
• No Brasil, estima-se que existam 630 mil pessoas portadoras do vírus HIV. Porém, cerca de 200 mil pessoas não sabem que estão com o vírus.
• Use sempre camisinha em toda e qualquer relação sexual, seja vaginal, anal e/ou oral. E não tem desculpa! Ela é pequena e cabe em qualquer lugar na sua fantasia. E se você esquecer de levar, é só obter algumas gratuitamente na Unidade Básica de Saúde mais próxima!
• A mistura de calor, samba, bebida e gente bonita, deixa tudo mais animado… Mas precisamos lembrar de nos prevenir: sempre use camisinha! Seu parceiro pode estar contaminado e não saber, não dê bobeira.
• Foi viajar e vai fazer as unhas? Muitos salões deixam suas portas abertas durante o carnaval. Se você for à manicure, confira se todo objeto cortante que houver no local está esterilizado ou é descartável. Vale também levar seu próprio kit.
• Quanto antes for diagnosticado se você tem o HIV, mais cedo poderá iniciar o tratamento e ter uma melhor qualidade de vida. Faça o teste. É gratuito, sigiloso e um direito seu.
Não corra riscos desnecessários. Você sabe como se pega e como não se pega o HIV?
• Assim Pega: Sexo sem camisinha; compartilhar seringas e agulhas; instrumentos que furam ou cortam não esterilizados (alicates, lâminas e qualquer objeto perfuro-cortante).
• Assim Não Pega: Aperto de mão ou abraços; piscina e banheiros; suor e lágrimas; compartilhar copos e talheres; picada de inseto; beijando (mas se o clima esquentar, pegue a camisinha!)
Mais infos?
Cabeleireiros Contra Aids