Arquivo da categoria ‘Comidinhas’

Comidinhas

Bolo Chiffon Sem Farinha #meumundoverdejundiai

 

Não era minha intenção trazer outro bolo essa semana (como se fosse possível cansar de bolo), mas encontrei uma receita tão fácil e maravilhosa esses dias, que funcionou tão bem adaptada… não resisti publicar logo!

Ela é tão fácil que chega a ser simplória, mas o resultado é sucesso garantido mesmo pra quem não se atreve muito na cozinha.

01

Desde criança quando penso em bolo chiffon me vem a cabeça aquele bolo todo furadinho, leve e lindo, que eu via em um livro das coleções que a União lançava, mas que dava tanto trabalho – tinha que usar papel manteiga e tals – que minha mãe acabava desistindo de fazer e eu ficava só no namoro com as fotografias…rs

Hoje nem é mais tão complicado, já que temos as formas anti aderentes (e as de silicone, como essas que tenho usado), e com essa receita master fácil então, dá vontade de fazer até enjoar.

Ingredientes:
04 ovos inteiros
04 colheres de sopa cheias de adoçante para forno e fogão em pó (usei Sucralose, que tem proporção igual a do açúcar). Se quiser usar açucar a medida é a mesma.
03 colheres de sopa de cacau puro (eu gosto de Kakao Krüeger, é mais caro, mas é puríssimo e não contém glúten)
01 colher de sopa de manteiga
01 colher de sopa de fermento em pó
essência de baunilha

Modo de fazer:
Bata os ovos no liquidificador até aumentarem de volume (é rápido). Acrescente os outros ingredientes e bata novamente, deixando o fermento para acrescentar por último.
Asse em forno médio, pré aquecido, por aproximadamente 30 minutos e está pronto!

Ele não cresce loucamente, por isso se sua forma for de média para grande, vale dobrar a receita (esse da foto foi dobrado). A textura dele tem esses furinhos maravilhosos. Fica super úmido e chega a lembrar brigadeirão. Lou-cu-ra.

Como disse antes, uso forma de silicone, por isso não há necessidade de untar a forma e o trabalho pra desenformar é zero, basta deixar esfriar. Para formas tradicionais, basta o procedimento de untar normalmente.

Esse chá da imagem foi também uma novidade pra mim, ainda não conhecia essa delícia: Chá Sensação Caliente Misto Chocolate com Pimenta, Ultravita. O sabor é muito suave, de chocolate, e a pimenta a gente só sente no calor do corpo mesmo rsrsrs

 

11

Eu adoro bolo simples, sem cobertura, mas se quiser incrementar:

01 colher de sopa de manteiga
1/2 caixinha de creme de leite
01 colher de sopa de cacau em pó
02 colheres de sopa de sucralose em pó

Coloque tudo numa panela e vá mexendo em fogo médio, até escurecer e engrossar. Jogue sobre o bolo e faça a festa! 😀

Experimentação: Mundo Verde Jundiaí

#meumundoverdejundiai é uma tag de experimentação de produtos e experiências, proporcionada pela loja Mundo Verde de Jundiaí. Através dela você pode companhar as ações de vários blogs da cidade com os produtos da loja.

Comidinhas

Bolo de Especiarias Sem Glúten, Açúcar e Lactose #meumundoverdejundiai

 

Primeiro deixa eu explicar a novidade dessa tag, a #meumundoverde. Como grande parte de vocês já sabe, moro em Jundiaí e partiu da loja Mundo Verde daqui a iniciativa de fazer uma série de ações – nem sempre publicitárias, algumas são experimentações (caso desse post), outras são eventos – com vários blogs da cidade. A ideia com esse tipo de divulgação, de uma forma geral, é aproximar o ambiente, a experiência Mundo Verde, de um número maior de pessoas, mostrando sob outros pontos de vista a imensa variedade de opções que existem na loja e que vão bem além do natureba’s way of life. Porque, né, eu estou longe de ser natureba ou fitness, mas gosto de coisas gostosas e já era cliente Mundo Verde antes de qualquer ação.

Adorei e aceitei a proposta, então de tempos em tempos vocês verão por aqui (ou na fan page ou Instagram) várias experiências minhas com novos produtos. Podem ser receitas, ou algum lanchinho diferente, mil coisas, o que pintar de legal e que eu considere a cara do blog, certamente dividirei com vocês.

Por exemplo, olha que fofura a Feirinha Orgânica que acontecia durante uma das nossas reuniões:

01

E no almoço, um ‘transtorno’, experimentar uma lasanha de berinjela desse nível:

02

Faz já algum tempo que estávamos conversando pra tentar formatar algo que eu me sentisse a vontade de fazer, que não parecesse engessado nem simplesmente pura exposição de produtos. Porque, né, de blog a gente sempre espera alguma coisa mais pessoal. Pra encontrar esse modelo considerei o seguinte: há um ano e meio eu tirei o glúten e a lactose da minha vida. Não sou celíaca, mas descobri a intolerância ao glúten em exames que estava fazendo pra investigar outras coisas. Como o sacrifício é grande para mudar a dieta, aproveitei a ocasião e cortei também a lactose, que na verdade me incomodava muito mais (gastricamente falando). Pra resumir a história: primeiro eliminei tudo, melhorei bastante e hoje me permito abrir exceções quando estou com vontade de comer alguma coisa, mas em geral minha alimentação foge do glúten, da lactose e dos carboidratos simples – açúcar simples eu quase já não comia mesmo.

Pra isso passei a preparar, eu mesma, 90% de todas as minhas refeições. É trabalhoso, mas é o único jeito de saber de verdade a composição do que você está comendo. Hoje posso dizer pra vocês que quando dou minhas escapadas ( meu Insta não me deixa mentir…) sou feliz naquele momento, mas tenho consciência de que a barriga vai chiar (literalmente), depois. Mas o que é de gosto regala a vida, né? rsrs

Daí que aprendi várias receitinhas bacanas nesse um ano e meio. Grande parte delas sem glúten, sem lactose e sem açúcar e, sempre que possível, com baixo teor de carbs simples também (digo sempre que possível porque muitas receitas sem glúten usam amidos e eu os evito ao máximo).

O que eu queria deixar claro é o seguinte: não estou alardeando uma dieta. Vou dividir com vocês minhas experiências com os produtos, provavelmente fazendo uso deles em minhas próprias receitas e dando dicas sobre as dores e delícias de cozinhar de modo diferente do tradicional – porque o mundo é regido por farinha de trigo, amigas, eu não tinha a menor ideia…

Pra começar, uma receitinha de bolo que, se você não contar, ninguém diz que é livre de glúten, lactose e açúcar. Olha que lindo (e que modesta rs):

foto 1

foto 2
as cores das fotos estão diferentes porque uma tem filtro do IG, mas a receita é a mesma

Bolo de Especiarias (sem glúten, lactose e açúcar)

6 ovos
1 xícara de leite de amêndoas
1 xícara de farinha de coco orgânico (usei Fino Coco)
1 xícara de farinha de amêndoas
1 1/2 xícara de sucralose para forno e fogão (usei Línea)
1/2 xícara de amêndoas em lâminas
2 colheres de sopa de manteiga
1 pode te queijo cottage sem lactose (usei LacFree Verde Campo)
2 colheres de sopa de chá verde (produto seco, usei a marca Amor à Vida)
1 colher de chá de canela em pó (sempre coloco mais rsrs)
1 colher de café de cravo da índia em pó
1 1/2 colher de sopa de fermento em pó

Bater os ovos com o adoçante em pó na batedeira até crescer e ficar bem aerado. Adicione a manteiga e continue batendo enquanto acrescenta o leite e o queijo cottage. Quando estiver bem misturado, adicione as lâminas de amêndoas, o chá e as demais especiarias. Por último, o fermento.

Eu usei forma de silicone, por isso não foi necessário untar. Para formas tradicionais, unte como de costume, com manteiga e farinha sem glúten de sua preferência.

Asse em forno médio pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos ou até que esteja firme e comece a dourar.

Esse bolo é beeem molhadinho – eu dispenso qualquer cobertura – e vai muito bem com um chá ou café quentinho.

Espero que gostem! Logo tem mais 😉

dica: guarde na geladeira.

OBS: sempre pairam dúvidas sobre a questão “manteiga tem lactose?”, por isso vou deixar aqui o link de um artigo (com referências bibliográficas) que joga uma luz sobre o assunto em linguagem simples. Só não vale confundir manteiga com margarina ou outro creme vegetal!

Margarinas, cremes vegetais e manteigas. Afinal, podemos consumí-los?www.semlactose.com

 

Comidinhas

Bolo da Madre

 

Pensa em um post gostoso? É esse!

Você que não está perto de Jundiaí, me desculpe, mas eu vou mostrar…

Estive na inauguração – e já voltei depois disso, porque, né… – da Bolo da Madre, um cantinho muito especial. Aconchegante, essa loja de bolos é especialista na arte da simplicidade, oferecendo um clima permanente de café na casa da vó.

É irresistível a atmosfera de bolo saindo do forno, aquele cheirinho delicioso no ar. Tem fubá, cenoura, limão, iogurte, milho, chocolate. Esqueça a confeitaria rebuscada, cheia de rococós. Os bolos são praticamente caseiros e o toque moderno fica por conta de iguarias como Lavanda e o encantador Bolo de Churros – que eu comi no meu aniversário, porque todo mundo merece um pedaço de Bolo de Churros no dia do aniversário.

Ponto de parada obrigatório, a Bolo da Madre oferece bolos inteiros, com preços que vão de R$ 13,00 a R$ 25,00,ou em pedaços, pra pirar na degustação. São mais de 30 sabores! Além dos bolos você também pode levar kits que incluem copos, pratos e talheres descartáveis, tudo na medida certa para fazer a festa em qualquer lugar.

Serviço:
Bolo da Madre
Av. Nove de Julho, 1900
(011) 4807-1818

Comidinhas

A Faca do Outback!

 

Falei esses dias sobre o Festival Gastronômico Sabores de Jundiaí e acabei me animando pra falar sobre as gostosices que existem por aqui. Vocês me conhecem, comida boa pra mim começa já no prato, na aparência apetitosa e nada como um Festival pra reacender a vontade de falar sobre Comidinhas. A verdade é que já era uma vontade antiga, minha e da Pri, falar do que a gente encontra em Jundiaí e região, em nossas comilanças ocasionais. Como tudo acontece a seu tempo, parece que o momento chegou.

Falando em momento, vou começar por um lugar que muita gente conhece, já que trata-se de uma das franquias mais frequentadas no Brasil – está em 20 cidades, em 11 Estados brasileiros – responsável por muitos de nossos momentos #bonsdrinks, o Outback Steakhouse.

Semana passada fui convidada pra um bate-papo informal (vocês viram meu look?), entre alguns veículos da imprensa e a sócia proprietária da casa, Ariane Moraes. Foi uma noite super agradável, em clima de confraternização mesmo, só pra celebrar o primeiro ano do Outback no Jundiaí Shopping.

Sem exageros – quem é de Jundiaí sabe – quanto mais a data inauguração do Shopping se aproximava, a pergunta que não queria calar era uma só: verdade que vai ter Outback?! (vamos ser justos: Outback e Sephora. De longe eram os dois nomes que bombavam na fan page). E era verdade, viva! rs

O que tem lá que a gente gosta tanto? Eu aposto no clima, já que ir pro Outback é meio que sinônimo de happy alguma coisa. Almoçar com amigas, com namô, relaxar na Billabong Hour com double drinks… E a cebola, né. A misteriosa cebola gigante copiada por muitos, mas dominada apenas pelas cozinhas outbackianas.

Mas vou contar pra vocês, aqui em Jundiaí já estão até acostumados a me ver sozinha pro almoço em um ou outro dia da semana. Não sou dessas que mora nos shoppings, mas como minha casa é longe do centro, sempre que tem algum compromisso eu aproveito pra fazer a caravana dos serviços, e invariavelmente o shopping está no roteiro, porque concentra várias serviços num lugar só. Mão na roda, né, tem que aproveitar o tempo…rs

Já provei muita coisa do cardápio, gosto de variar, mas meus favoritos são um bom filé, bovino ou de frango, com El Rancho Salad (minha preferida ever). Tudo super levinho, só que não, como vocês podem notar; assim como essa batatinha super light, abaixo, nessa foto que simplesmente AMO:

Tem duas notícias pra quem curte o Outback. A primeira é válida em várias lojas e você pode ver a lista completa AQUI. Até o próximo dia 19 de novembro vale a Promoção SteaKnife.  Para ganhar a faca original, igual a dos restaurantes, o consumidor deve pedir o combo da Promoção SteaKnife, composto por uma salada El Ranchito, um New York Strip Steak de 325g e um acompanhamento, tudo por R$ 49,90.  A promoção é válida de domingo a quarta-feira, a partir das 18h, até o dia 19 de novembro ou enquanto durarem os estoques.

Atenção ao detalhe: a promoção da faca é válida de domingo a quarta-feira, a partir das 18h. Até dia 19 de novembro ou o fim do estoque nas lojas.

A outra notícia é pra quem mora aqui em Jundiaí ou é da região. Dentro do Festival Gastronômico também tem Outback. Não foi criado nenhum prato específico pra ocasião, mas você mostra seu Passaporte Sabores de Jundiaí e ganha uma Blooming’Onion na compra de qualquer prato principal. Eu inclusive comecei falando dele justamente pra quem quiser aproveitar a promoção e levar a faca pra casa!

Pra quem perdeu o post com os detalhes do Festival Gastronômico, está tudo aqui. Eu já peguei meu Passaporte e estou focada em cumprir a meta!!!

Página 1 de 212