Arquivo da categoria ‘Colunas’

cabelos

Feliz Cabelo Novo – de Novo!

 

Todo mundo adora pensar em fazer “alguma coisa nova” nos cabelos. O problema é que essa “alguma coisa” precisa ter um nome, pra gente saber pelo menos o que pedir e o que esperar do resultado.

Aqui vai uma pequena seleção de “algumas coisas” bem atuais pra escolher na hora de pensar naquela mudança no visual:

Ombré Hair (ou ombré lights): a febre começou onde sempre começam as febres capilares, lá nos EUA. Raízes e comprimento em tons mais escuros, como castanho e chocolate, com luzes que ganham força na altura dos ombros e correm para as pontas.

A diferença em relação às Californianas é que as Ombrés não chegam ao tom claríssimo, ficando apenas uns três tons abaixo da cor do comprimento dos fios.

É um resultado super sofisticado, que tem conquistado as brasileiras que não se renderam ao loiro. O legal é que não tem necessidade de retoques por um bommmm tempo.

Mechas Esfumadas: também estão fazendo super sucesso pelo seu resultado elegante. As mechas são feitas à partir da raiz, mas depois de lavadas, o profissioal aplica um tonalizante que atenua a diferença entre a raiz e o comprimento, criando um degradê de transição na cor.

O tonalizante de salão dura mais de um mês, é bem resistente às lavagens.

Mechas Invisilights: como o próprio nome já entrega, são mechas que não ficam evidentes e bem definidas. O resultado delas é que o cabelo ganha uma iluminada geral, em vários tons, de acordo com sua vontade.

As mechas são puxadas da raíz às pontas, no cabelo todo. Depois da descoloração, o profissional também pode optar por aplicar um tonalizante, para realçar ainda mais a nova nuance.

Pra Mudar em Casa
Aposte nos tonalizantes!

Como não têm amônia, os resultados não são definitivos e nem tão dramáticos, mas nem por isso de menor efeito visual. As opções são bem amplas, tanto em marcas quanto em cores e escolhendo direitinho você pode fazer uma mudança e tanto, ganhando cor, brilho e hidratação, em casa mesmo.

Color Touch Wella; Richesse L’óreal; Jeans Color Alfa Parf; Shades EQ Redken; Igora Vibrance Schwarzkopf – são tonalizantes de uso profissional que você pode encontrar em grandes perfumarias. Não esqueça de se informar sobre as emulsões reveladoras, que são vendidas separadamente.

Casting L’óreal; Soft Color Wella; Keraton Kert – são alguns tonalizantes de uso doméstico, encontrados em supermercados e farmácias, além das perfumarias. Vem em kits prontos para uso.

Essa matéria foi publicada no blog Shampoo de Laranja e na Revista Porto Capital.

Colunas

E esses cílios, Boneca?

 

Engraçado que passamos a vida adulta inteira reclamando do fato de pêlos crescerem infinitamente, multiplicando-se e insistindo em permanecer no nosso corpo mesmo quando arrancados sem dó nem piedade, mês após mês.

A parte irônica é que, enquanto somos invadidas pela herança ancestral da penugem protetora nas pernas, axilas e virilha, em outras áreas a reação é inversa: os preciosos pêlos caem. Sim, cílios nos abandonam ao longo da vida e se nossa reação não é rápida e eficiente, partem para nunca mais voltar.

Aparentemente é parte natural do envelhecimento como um todo que tudo em nosso corpo, depois de determinado platô de exuberância, comece a ficar pequenininho e fraquinho; diminuindo até desaparecer. Pense apenas nos cílios agora, por favor, minha intenção não é estragar seu dia…*


Os cílios, assim como os cabelos, têm um ciclo natural de crescimento e substituição por novos fios. Esse ciclo só é modificado pelo envelhecimento natural OU caso algum probleminha específico esteja ocorrendo.

Normalmente esse problema é causado por excesso de oleosidade na região ou resultado da nossa dieta rica em calorias vazias, que não proporcionam o aporte mínimo de nutrientes para a manutenção de um organismo saudável.

Primeira providência

Se a queda dos cílios é acentuada, procure um Dermatologista. Ele é o profissional indicado para diagnosticar algum problema dermatológico. E também discorrerá sobre os benefícios de “comer direito” para manter a saúde e beleza. Porque a gente precisa ouvir, sempre, muitas e muitas vezes, até aprender. Sabe aquela expressão “você já deve estar careca de saber”? Então, careca de cílios, já pensou?! Um olho no prato e outro no espelho, amiga!

Firmes e Fortes

Existem formas de “vitaminar” seus cílios, deixando-os mais fortinhos e resistentes. Para isso há produtos formulados a partir de ativos naturais que podem hidratar (evitando a quebra); nutrir; fortalecer e estimular o crescimento de novos fios (quando for o caso).

Esse tipo de cosmético beneficia também quem não está com problema de queda, porque o tratamento funciona também como “embelezador” dos fios.

Você pode contar com eles:


Lipocils Expert Talika – Veja meus resultados com o uso desse produto AQUI.

Double-Cils Mavala

Ecrinal Gel Fortifiant Cils Asepta

Ecrinal Mascara Noir Fortifiant

E o Latisse?

O produto Latisse causou uma pequena revolução na vida de quem sofria com ausência de cílios. Seu principio ativo foi uma descoberta feita entre os “efeitos adversos” no tratamento de glaucoma. Por isso mesmo, apesar de sua eficácia comprovada, a utilização deve ser feita com responsabilidade e cuidado.

Atualmente você já pode conseguir uma receitinha personalizada com seu Dermatologista e mandar manipular sua fórmula, sai bem mais em conta.

*Latisse é um produto patenteado pelo laboratório Allergan e ganhará post exclusivo, em breve.

Dica: fuja de soluções caseiras mirabolantes! A área dos olhos é extremamente delicada e sensível. Não se arrisque com nada que não tenha sido testado e aprovado para uso humano e na região específica.

* sobre tudo ficar pequenininho até desaparecer

Nosso envelhecimento não é uma sentença, é fato. Mas quem disse que precisa ser difícil?

Atualmente contamos com recursos capazes de prolongar cada vez mais a qualidade da nossa vida. O grande lance é tomar proveito das informações e aderir aos cuidados, buscando a saúde, sempre. Pode acreditar, a beleza será mais do que uma recompensa por essa busca, um resultado natural.

Essa matéria foi publicada originalmente na minha coluna no bolg Shampoo de Laraja, em 26 de maio de 2001

beleza

Demaquilantes

 

Montar o look é uma delícia, mas retirar a maquiagem dá uma preguiiiiiiça, certo?

Errado! Errado! Errado!

Demaquilar X Limpar a Pele

Muita gente já se confunde aí. Sim, limpar a pele com produtos de limpeza vão retirar parte da maquiagem, mas não toda ela. Assim como o demaquilante vai retirar parte das “sujidades” naturais da pele, mas nunca tudo.

São etapas diferentes e as formulações dos produtos utilizados para cada uma delas são completamente diferentes.

Vamos começar pensando assim: a maquiagem sempre fica sobre a pele. A gente não absorve maquiagem. Poluição também. Ela chega pelo ar e se deposita na camada superficial.

Já a oleosidade e sebo (as sujidades naturais) surgem de dentro para fora da pele, naturalmente, e se juntam com o que está na parte exterior.

*falando desse jeito já deu vontade de limpar o rosto agora, né?*

Então, por isso, por essas diferentes origens das impurezas, elas exigem produtos diferentes para sua eliminação.

Podemos considerar o Demaquialante como um produto de limpeza pesada da superfície da pele.

O bom demaquilante retira a maquiagem e tudo mais que estiver acumulado sobre a pele, inclusive uma parte da oleosidade, junto com partículas de poluição e células mortas. Um pouco só, não tudo.

Demaquilantes suaves ou comuns não retiram maquiagem à prova d’água justamente porque são feitos à base de água. Não adianta esfregar, colocar força, friccionar contra os cílios e pálpebras; você pode até ferir a região.

Para a maquiagem à prova d’água é preciso um demaquilante bifásico (com uma parte de óleo) ou um creme demaquilante apropriado, que também terá óleo em sua composição.

“Mas, Vivi, minha pele vai ficar oleosa!”

Não vai, Mô Bem, porque você está tirando a maquiagem apenas, não está limpando a sua pele!

Sei que existem zilhões de promessas de produtos vapt-vupt, que “demaquilam e não precisam de enxágue”. Claro, você pode acreditar neles e no Papai Noel, quem sou eu pra desiludir alguém?

Amigas, qualquer um pode dizer qualquer coisa, mas a verdade é aquela que a pele reflete. E se a gente não passa uma aguinha com um produto de limpeza apropriado para a sua pele depois do demaquilante, o espelho vai mostrar logo, logo, se a promessa da publicidade era verdadeira ou não.

Demaquilou? Legal, agora é só lavar o rosto normalmente, com seu produto usual de limpeza.

Mas eu chego tão cansada da balada…
Bom, se eu fosse você, mesmo acabadaça depois da noitche na buatchi, usaria demaquilante e lavaria o rosto antes de desmaiar num sono feliz e profundo. Até mesmo pra poder curtir muitas outras baladas futuras, com carinha de princesa, certo?

Mas se a preguiça for muita, vai aqui uma dica do que costumo fazer (principalmente no inverno) quando jogar água fria diretamente no rosto à noite me causa até um pouco de aflição: usar 2 tipos de lenços de limpeza diferentes.

-Lenço Demaquilante e
-Lenço de Limpeza à base de água.

Os dois, um seguido do outro. É rápido, eficiente e a gente pode dormir com a pele limpinha e a consciência também!

Produtos que já usei e gostei:

BiFacil, Lancôme
Rinse-Off Foaming Cleanser, Clinique
Demaquilantes Avon
Mascara make up remover, Olay

Lenços Demaquilantes Natura Faces
Lenço de Limpeza Facial Express Olay

Lenços Kiss Facial Umedecido Refresh – eu AMO esse lencinho porque ele é praticamente um lenço com água e só. A diferença entre ele e um lenço comum umedecido, pra limpeza de bumbum de bebê, é que esses lenços pra crianças costumam ter glicerina, aloe vera ou outros ativos umectantes e calmantes, enfim, eles têm uma função, que é acalmar o bumbum assado. Pra isso deixam seu resíduo (do bem, naqueles casos) sobre a pele do bebê. Como tudo o que não quero é um resíduo, esse lencinho da Kiss é meu preferido pra finalizar a limpeza, já que a função dele é só refrescar mesmo (com água e um tico de chá branco).

E Shampoo Johnson’s, pode?
Pra mim, pode. Na hora do banho, é meu preferido. No more Tears!

Essa coluna foi publicada no blog Shampoo de Laranja.

Aliás, dois avisos:

1) – O Shampoo voltou para seu endereço original www.shampoodelaranja.com
Atualizem seus links de leitura, porque quem tenta entrar pelo endereço antigo dá de cara com uma mensagem de erro.

2) – A Kah, que dividia o Shampoo com a Pri, começou um novo blog, em vôo solo. É o E aí, Beleza? Não deixem de visitar também!

beleza

Pé, Meu Querido Pé

 

Pé sofre, né?

Pé de mulher, então, pffff, pobrezinhos… Vão da rasteirinha ao salto num piscar de olhos. E andam, como andam! Afinal de contas, bater pernas é um hábito que a gente conhece bem. E nossos pés conhecem melhor ainda.

Falando em pernas, já perceberam que estamos sempre super focadas nelas -humm, belas pernas!- e os pés ficam lá, em segundo plano, aguentando a boniteza toda, sem reclamar.

Bom, sem reclamar é modo de dizer, já que quando a situação fica crítica, eles sabem chamar nossa atenção. Com doorrrr! “Meus pés estão me matando” não é uma expressão que surgiu por acaso, pode crer.

Do que você precisa, pé, meu querido?
Primeiro a gente precisa admitir: pés saudáveis são a estrutura essencial para nosso equilíbrio e sustentação. Seja para correr uma maratona ou ir comprar pão, eles precisam suportar o peso do corpo. Multiplique isso por uma vida toda e você perceberá o quanto requisitamos dessas extremidades.

Pra manter as coisas em ordem, precisamos sempre dar uma olhada bem detalhada nos pezitos. Qualquer sinal de descamações estranhas, coceiras, bolhas sempre nos mesmos locais e, claro, inicio de deformação em qualquer parte, devem ser motivo pra consulta médica!

Adoooram culpar nossos queridos sapatos, lindos e mimosos, pelos males causados aos pés. Sinto informar, em grande parte das vezes, os críticos têm razão. Os sapatos não perdoam. Beleza mata, nesse caso.

Quando ortopedistas me dizem “é, o ideal seria você não usar saltos maiores que 3cm”, eu rio por dentro, só pra mim, por respeito ao médico. Sei que ele está certo, meu pé também sabe. Mas a vitrine grita meu nome e eu vivo assim, pelo menos 8 cm longe do chão. rsrsrs

Mimando
– coloque os pés para cima assim que tirar os sapatos e descanse por uns 10 minutos. Não precisa ser muito alto, duas almofadas são suficientes.

– alongue os pés, girando e puxando levemente os dedos para trás e empurrando-os para frente, sempre que tiver uns minutinhos durante o dia.

– caminhe usando tênis. Nada de sapatilha ou outros sapatos, por mais ‘molinhos’ que sejam. Caminhar faz bem para a circulação (e para o organismo como um todo), mas sempre use um tênis adequado.

– faça você mesma, à noite, uma massagem prolongada antes de dormir. É relaxante e você aproveita para hidratar a região. Quando for fazer pedicure no salão, se a profissional oferecer a massagem, aceite, boba!

– faça do escalda-pés (colocar os pés em água morna com óleos essenciais ou sais de banho) um ritual pelo menos nos finais de semana. Se quiser, coloque muitas bolinhas de gude no fundo da bacia e fique rolando as solas sobre elas. Delícia!

– evite sapatos apertados. Pés também engordam. Se esse foi o caso, você ganhou uns quilinhos e o sapato agora aperta, deixe-os de lado por um tempo.

– emagreceu e seus sapatos ficam escapando? Atualmente todas as lojas de sapatos vendem diversos tipos de palmilhas. Podem ocupar a sola toda ou apenas algumas regiões. Veja qual (ou quais) resolvem seus problemas e se adequam aos modelos fujões e ganhe conforto sem perder os sapatos.

– inchaço é um clássico feminino. Se você sempre sente os pés inchados no final do expediente, leve um par de sapatilhas confortáveis para usar já no retorno pra casa.

– calos e joanetes? Além de dar nomes para eles (nunca fez isso???) não faça nada mais a respeito em casa. Procure um profissional. Sai mais barato do que o estrago permanente que você pode causar com alicates e lixas. Acredite.

Mil produtinhos!

Anti transpirante para os pés Vichy
Creme hidratante para os pés Dote
Lipikar Podologics La Roche
Polpa hidratante Ekos Natura
Creme Pés Manteiga de Karité Loccitane
Hidratante para Pés Maturi
Hidratante para os Pés Norwegian Neutrogena
Tododia Todanoite Hidratante para os Pés Erva Cidreira Natura
Creme hidratante refrescante para pés e pernas Mohda
OX Pés – Creme Massagem para Pés e Pernas
Creme para os Pés Nexcare
Eucerin – Creme Pés 10% Ureia
Linha Foot Works Avon
Creme para pernas pés com óleo de orquídea Risqué
Gel para Pés e Pernas Cansadas Granado
Creme para Pernas e Pés Suavity
Alívio para os Pés Minancora
Emulsão Hidratante Pés Akakia
Conditioning Moisturizer for Feet Mavala
HomeoCreme Homeo Mag
Sachets escalda-pés Granado
SOS Pés Escalda-pés OX
Escalda-pés Dermopé

Publicado originalmente no Shampoo de Laranja, em 21 de março de 2011.

Página 1 de 3123