Uma resolução novinha em folha do Conselho Federal de Medicina vem jogar luz sobre o pode-não-pode da Divulgação de imagens resultantes de procedimentos médicos.
O documento proíbe a divulgação de imagens de pacientes “antes e depois” de procedimentos médicos; a exposição da imagem de pacientes para divulgação de determinada técnica e a promessa de resultados; a inclusão de selos ou marcas de sociedades médicas em rótulos de produtos e o oferecimento de atendimento à distância, via telefone ou internet, por exemplo.
A nova resolução veda também a participação dos profissionais em ações de divulgação de aparelhos ou produtos (e agora, Dr. Robert Rey??? Aliás, penso cá com meus botões, se o Conselho de Odontologia seguir o exemplo, será que ficaremos livres das insuportáveis propagandas de creme dental com mais benefícios???).
Os médicos estão impedidos de prometer resultados ou anunciar aparelhos que lhes confiram capacidade privilegiada.
A dermatologista Eliandre Palermo, diretora da SBCD (Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica) e membro da Comissão de Ética da Sociedade Brasileira de Dermatologia, pondera ainda “Medicina é ciência de meio, não de fim. Cada paciente é único, e pode responder de forma diferente a um tratamento. Não se pode prometer resultados”.
A SBCD também analisa de forma positiva as normas que disciplinam o uso de redes sociais e blogs por parte dos médicos. “Em meio à divulgação massiva de informações médicas, é imprescindível que haja parâmetros para nortear a conduta dos profissionais, de modo a evitar excessos”, afirma a especialista.
Resumo da ópera: os médicos não podem divulgar as imagens fora do ambiente de consultório. Do ponto de vista da manipulação de imagens, que “abrilhantava” resultados, fazendo-os parecerem infalíveis, isso é bom. Diminui a frustração diante de expectativas não concretizadas, de resultados espetaculares.
E é ruim porque nem todo profissional manipulava imagens e essas comparações ajudam muito a tomada de decisão por parte dos pacientes, que visualizavam resultados potenciais em casos semelhantes aos seus.
Pelo excesso de alguns, todo mundo paga a conta. Tomara que isso aumente o diálogo médico-cliente e as dúvidas morram definitivamente dentro dos consultórios, sem que as pessoas precisem ficar angustiadas, procurando ajuda só na internet.
Oi Vivi!
Não sei se você viu, mas saiu uma determinação proibindo a venda de procedimentos estéticos em sites de vendas coletivas, porque antes de ser realizado qualquer procedimento é necessário o diagnóstico de um profissional capacitado.
Entendo que todas essas determinações, resoluções e coisas do tipo servem justamente para tentar resolver o problema de profissionais sem escrúpulos e de clientes sem informação e deslumbrados… Vamos ver onde isso vai dar!
Kisses
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Vivi Reply:
agosto 27th, 2011 at 10:51
@Sheilla Lovato,
Acho que demorou muito pra fazerem isso, Sheilla! Mas mesmo assim, muitas clínicas agora vendem o pacote “com avaliação médica”, mas a cliente nunca chega a ver a cara do profissional. Acho que nesses casos cabe ao consumidor rejeitar e denunciar.
Bjk!
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Hum, não sei se acho muito certo isso Vih
Tem pessoas que pesquisavam as imagens de antes e depois pra poder fazer o procedimnto ou não. O que eu acho errado é prometer uma coisa quando ela não vai ser cumprida.
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Vivi Reply:
agosto 27th, 2011 at 10:56
@Héstia,
Mas nada impede que quem já fez o procedimento divulgue, queri. Eu, por exemplo, divulguei por conta própria; a documentação foi toda feita por mim. O que não pode é ter esse tipo de informação nos sites dos próprios profissionais.
Acho que isso deve funcionar para aproximar o cliente e o médico, porque o que não pode é sair de dentro do consultório com dúvidas. E no consultório o médico pode mostrar o trabalho dele tranquilamente, só não pode divulgar publicamente internet, revistas).
Vai dar fim (ou diminuir) aos vendedores de ilusões 😉
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Decisão acertadíssima! Que o Conselho de Odontologia siga o exemplo.
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Vivi Reply:
agosto 27th, 2011 at 10:58
@Luiza,
“12 problemas bucais? Na minha boca não!”
“Você ainda escolhe sua escova pela cor? Que tal escolher pelo benefício?”
“os canalículos…”
Num guento!!! kkkkkk
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