Diários da Pele

Pele do Pescoço e Colo

 

Preocupada com os pés de galinha, do presente e do futuro? Pois tem coisa mais manhosa pra cuidar, amigas: a pele do pescoço.

Essa região, tão à vista e ao mesmo tempo esquecida na hora do creminho, pode ser uma tremenda surpresa desagradável no espelho. Um belo dia, você olha pra ela e percebe que já se converteu pro bando de outra ave que não a galinha, o temível pescoço de peru! (turkey neck)

Papadinhas, dobrinhas plissadas, linhas que convergem, o horror, o horror. Tudo isso numa região de pele finíssima e sensível, super irrigada. Melhor prevenir, não é?

A boa notícia é que o tratamento (e prevenção) utiliza os mesmos cremes e cuidados que você guarda para o rosto, só é preciso estendê-los sempre até o pescoço e colo. Limpeza, hidratação e proteção são imprescindíveis para manter a saúde da região.

Use hidratantes (nutritivos, regeneradores, firmadores) diariamente e não se esqueça que a exposição à radiação pode levar embora a juventude da sua pele muito antes que a idade no seu RG pode determinar. O envelhecimento precoce não é seletivo, se bobear ele se instala mesmo. Protetor solar sempreeeeee, é o modo mais fácil e até mais barato de prevenir, se compararmos com qualquer tipo de procedimento para corrigir danos.

Esfoliação também é bem vinda e necessária, mas não se esqueça que a pele da região é fina. Faça movimentos suaves e suspenda o uso de qualquer produto que cause irritação. Pode ser apenas uma questão de sensibilidade mesmo. Um esfoliante corporal, por exemplo, tem muito mais chances de irritar o pescoço do que um próprio para a face. Tenha isso em mente na hora de escolher seus produtos.

Tratamentos
A dermatologista Bianca Gastaldi sugere peeling, feito de ácido glicólico, retinóico, ou o easy peel no pescoço e colo, como solução para proporcionar tônus, viço e hidratar a pele. Também pode ser utilizada luz pulsada, feita em uma intensidade mais amena, para tratar a região, quando houver rugas e manchas planas. Seratoses seborréicas podem ser tratadas com o laser de CO2.

Para manter a jovialidade da pele, ela indica cremes com substâncias como ácido glicólico e vitamina C.

5 comentários

  1. Flavia Mello disse:

    Eu sempre cuidei do pescoço e colo com os mesmos produtos do rosto. Só que ultimamente 2 coisas têm me incomodado bastante: o cabelo esbarra no pescoço e fica melecado do produto que eu apliquei; algumas roupas claras ficam encardidas por terem entrado em contato com a pele cheia de protetor solar……. você também tem esse problema? Como você faz?
    Beijão

    [Reply]

    Vivi Reply:

    @Flavia Mello,

    Ih, acontece direto! Não só nas roupas, mas óculos, máquina fotográfica…
    Não conheço nenhum truque pro Protetor, Fla. Lavo o mais rápido possível as roupas claras e já faz um tempo que uso Vanish (em pó) em todas as lavagens de roupa, pra tirar qualquer resíduo.

    Bjk!

    [Reply]

  2. Wagna disse:

    UUUUUUUUUUUUUUIIIIIIIIIIIIIII!Que alerta esse da foto, né? Eu sempre negligenciei essa parte… mas depois dessa, vou prestar mais atenção. Valeu Vivi!

    Bjs.

    [Reply]

  3. Eliana Hernandes disse:

    Oi Vivi td bem??
    Por favor, me tira uma dúvida???
    Uso àcido glicólico 14% por recomendação médica, agora lendo os posts aqui no site surgiu uma dúvida…tenho várias pintas no colo, posso estender e usar o mesmo produto no meu pescoço e tbém no colo??
    percebo que o ácido é super hidratante e nunca lembrei de perguntar pra minha dermato…posso ou não? seria legal eu usar para rejuvenecer esta área que já está ficando cansada?? Tenho 53 anos e preciso mto cuidar desta região, a mesma tem me incomodado bastante!!! rsrs… ( comecei usando ácido á 6% e já estou no 14%…minha médica disse-me que chegarei nos 20% e daí vai sempre essa porcentagem)…o que vc acha??
    Desde já fico muito grata se puder me auxiliar.
    Abração.
    Eliana Hernandes.

    [Reply]

    Vivi Reply:

    @Eliana Hernandes,

    Oi, queri!

    A pele do pescoço é mais fina do que a da face e do colo, por isso o ideal seria você fazer um teste em uma região pequena dele, antes de passar em tudo, porque pode dar algum tipo de irritação.

    Normalmente os antiidades faciais podem (e devem) ser aplicados no pescoço sem problema nenhum, mas como se trata de um ácido, é melhor fazer o teste mesmo. E não pode esquecer de usar protetor na região, pra não manchar, tá?

    Beeiju!
    *eu adoro ácido glicólico, muito mais do que retinóico 😉

    [Reply]

Deixe um comentário :D