beleza

Peeling, Ácido, Laser?

 

Notei que nos posts sobre Lasers, aparecem variações sobre uma mesma dúvida: o que é melhor para poros dilatados?

Isso quer dizer que, na verdade, a dúvida é muito maior, ou seja, onde e como atua um Laser em comparação aos ácidos, nossos velhos conhecidos.

Vamos tentar diminuir essas dúvidas?

Peeling

Renovação cutânea através de esfoliação (química ou mecânica), que pode ser feita em vários graus de profundidade. Atenua manchas, linhas de expressão e rugas. Estimula a produção do colágeno promovendo melhora geral na sustentação da pele, e assim, uma aparência mais viçosa e iluminada.

Peelings químicos seriados

Feitos a base de ácidos, promovem descamação leve da camada superficial da pele e não necessitam de afastamento das atividades diárias. As sessões podem ser semanais ou quinzenais, de acordo com as substâncias escolhidas, definidas pelo médico dermatologista de acordo com suas necessidades e objetivos. Proporcionam resultados ótimos para reduzir a parência de poros dilatados e o tratamento pode ser continuado com um creme ou soro antiidade.

Luz pulsada

Promove esfoliação através da exposição da pele à ação de luz pulsada – diferente de laser – com sessões mensais ou quinzenais. Atenua manchas que se transformam em casquinhas escuras – que jamais devem ser arrancadas. Depois que se desprenderem sozinhas, a coloração da pele ficará mais homogênea.

Microdermoabrasão ou Peeling de Cristal

O aparelho libera cristais em jatos sobre a pele, esfoliando-a de forma superficial segura. As sessões podem ser semanais e esse tipo de peeling produz ótimos resultados para quem procura uniformizar a textura da pele, inclusive, regulando o tamanho dos poros.

Peelings de Fenol

Profundo e invasivo, exige afastamento das atividades diárias e causam grande desconforto (dor). Apesar de ainda serem executados em alguns casos, vem perdendo espaço para os Lasers, que proporcionam resultados tão bons quanto, mas com tempo de recuperação e desconforto reduzidos.

Laser ablativo

Os mais modernos são fracionados, para reduzir o tempo de recuperação. A paciente precisa ficar afastada pelo menos uma semana das atividades diárias. Trata rugas profundas, flacidez e manchas.

Laser não ablativo

Seus resultados são proporcionais ao número de sessões indicadas para cada tipo de problema. Para rugas profundas são necessárias de 5 a 8 ssões, com 30 dias de intervalo entre elas. Problemas superficiais, como poros dilatados, manchas de acne e linhas finas são atenuados em até 5 sessões.

Lasers ablativos, como o laser de CO2 ou Erbium:YAG

Removem a epiderme (camada superficial da pele) e provocam dano térmico residual na derme (camada mais profunda). Apresentam algumas desvantagens, como tempo de recuperação prolongado, não podem ser usados fora do rosto e têm risco significativo de efeitos colaterais (infecções).

Para reduzir esses efeitos colaterais, surgiram os lasers não ablativos, que penetram profundamente na pele e aquecem a derme, poupando a epiderme. Seus efeitos colaterais e o tempo de recuperação são mínimos, porém, comparado ao resurfacing ablativo, têm eficácia modesta e requerem múltiplos tratamentos (maior número de sessões).

Lasers fracionados não ablativos (Star Lux, por exemplo)

Foram desenvolvidos para rejuvenescimento cutâneo semelhante ao do laser de CO2, sem os inconvenientes e o pós-operatório.

O princípio do laser fracionado é poupar áreas de pele sãs entre as áreas tratadas, facilitando e promovendo uma cicatrização mais rápida a partir das áreas poupadas. O resurfacing fracionado não ablativo apresenta bons resultados para o tratamento de rugas finas a moderadas e outros sinais do fotoenvelhecimento cutâneo. Outras indicações são cicatrizes atróficas, cicatrizes de acne, cicatrizes cirúrgicas e há relatos da eficácia no melasma. O tempo de recuperação é rápido, mas os resultados são inferiores aos obtidos com os tratamentos ablativos.

Conclusão: tudo depende de quanto tempo e dinheiro você tem disponível no momento.

Se a questão for só melhorar a aparência geral dos poros, opte por um peeling químico e prossiga com o uso doméstico de cosméticos indicados pelo dermatologista, à base de ácidos.

Para todas as outras necessidades – rugas, linhas, cicatrizes, manchas – a escolha recai mesmo no custo benefício de cada tratamento. Quando você pode investir; quantas sessões serão necessárias para seu caso e quanto tempo você tem disponível para a recuperação de cada um deles.

Tudo isso deve ser colocado em cartas claras, numa conversa com seu médico de cofiança. Existem muitas, mas muitas opções mesmo. Só faça o possível pra que tudo seja o mais honesto possível. Da sua parte em relação às expectativas que tem com o tratamento e, por parte do profissional, para que ele lhe ofereça propostas de resultados reais e com cronograma real (um Laser abativo mostra resulatdos até 6 meses depois de UMA aplicação, por exemplo).

Dúvidas?

Comentários, djá!

beijuuu!

10 comentários

  1. Xuxuca! Leu meus pensamentos!
    Estava pensando em um post assim para explicar a diferença de cada processo!
    Amei!!

    E uma duvida… Existe uma idade para se fazer cada tratamento? Ou é só observar a necessidade da pele mesmo?!

    beijocas

    [Reply]

    Vivi Reply:

    @Inara Silveira,

    Não, amorinha!
    É avaliação da condição da pele mesmo. Idade é só número, né? E só Deus sabe a quanta radiação solar agente já foi exposta na vida. Isso + fatores genéticos e emocionais e está feito o coquetel detonador de enehecimento precoce…

    beijo, lindona!

    [Reply]

  2. Michele disse:

    Oi Vivi,

    Para quem está em dúvida, conto como foi minha experiência com peeling: o dermatologista recomendou a associação de microdermoabrasão com peeling químico, já que eu tive acne a vida todo e ai ficaram manchas e cicatrizes leves no rosto, enfim, eu não tenho aquela pele uniforme (snif!).

    Fiz 5 sessões no consultório, com o próprio médico (R4 400,00 cada). Ele aplicava uma canetinha que expelia uma areia fininha, enquanto esfregava o rosto com aquilo, o que literalmente exfolava a pele e olha, que dor! Impossível não sair lágrimas dos olhos!!!! Depois, com a pele exfolada, ele aplicava o ácido com um pincel; o ácido seca e a paciente vai pra casa com a instrução de lavar o rosto só com água em 4 horas.

    Depois disso, o rosto “cai”. A descamação, que não é bem uniforme, é muito profunda, então por uma semana, fica impossível sair de casa. Não só porque o aspecto é tenebroso, mas porque também a gente fica com pavor do sol. E dá-lhe água termal pra aliviar a sensação de dor e de pele esticada. Horrível!

    O resultado? Olha, pra mim, foi o pior tempo e dinheiro gastos na minha vida, porque eu esperava que com todo esse sofrimento (e gasto), os resultados fossem muito mais significativos. Não achei que tenha melhorado incrivelmente, apenas houve um leve clareamento das manchas e diminuição das cicatrizes (que nem erma muito profundas…).

    Ainda penso em fazer outro peeling no futuro, mas dessa vez vou pesquisar muito antes, além de ter a opinião de pelo menos 2 dermatologistas diferentes.

    Obrigada pelo post e boa sorte às garotas!

    Bj!

    [Reply]

    Vivi Reply:

    @Michele,

    Mi, vc sabe que ácido foi usado pra fazer o peeling?

    Eu já fiz seriado de retinóico e de salicílico, mas sempre mais brandos.

    Obrigada por contribuir com sua experiência pras meninas 🙂

    beijoo!

    [Reply]

  3. simone disse:

    Valeu demais pelo post Vivi querida, eu fui uma das leitoras que pergutaram qual o melhor procedimento para os poros dilatados. Muito didática tua explicação, realmente seu trabalho nesse blog é maravilhoso, parabéns.

    [Reply]

  4. Wagna disse:

    Olá,VIVI!
    Amo seu blog. Você é uma verdadeira consultora de beleza e afins. Adoro suas ponderações!Também não tive uma experiência maravilhosa com peelings, mas acho que era porque criei maior do que deveria e também não me dedicava aos cuidados com a pele. Mas há quase um ano resolvi investir neste quesito, então após seguir algumas regras de cuidados diários e mensais(muitas delas expostas por você aqui no blog), visitas mais frequentes ao dermatologista e retorno aos peelings, posso dizer que minha pele hoje está linda, livre de oleosidade e poros dilatados,mais homogênea e luminosa.. não me livrei das terríveis manchas(melasmas), mas estão mais brandas; enfim estou super feliz! Parabéns pelas dicas, por contar suas experiências.Elas valem ouro!

    Bjs.
    Wagna.

    [Reply]

  5. Wagna disse:

    Olá,VIVI!
    Amo seu blog. Você é uma verdadeira consultora de beleza e afins. Adoro suas ponderações!Também não tive uma experiência maravilhosa com peelings, mas acho que era porque criei uma expectativa maior do que deveria e também não me dedicava aos cuidados com a pele. Mas há quase um ano resolvi investir neste quesito, então após seguir algumas regras de cuidados diários e mensais(muitas delas expostas por você aqui no blog), visitas mais frequentes ao dermatologista e retorno aos peelings, posso dizer que minha pele hoje está linda, livre de oleosidade e poros dilatados,mais homogênea e luminosa.. não me livrei das terríveis manchas(melasmas), mas estão mais brandas; enfim estou super feliz! Parabéns pelas dicas, por contar suas experiências.Elas valem ouro!

    [Reply]

  6. disse:

    Oi Vivi! Tenho muita vontade de melhorar a aparência de poros e algumas manchinhas de acne, porém, todos dermatos que eu consulto não indicam NADAA pra isso =/. Se tu tiveres como me indicar algum no RS, eu ficaria grata :). Um beijo!

    [Reply]

  7. Néia disse:

    Oi Vivi, tudo bem?
    Achei super interessante o post sobre o laser. Estou querendo o tratamento de laser CO² para estrias..elas são antigas, elas são profundas, mas bem fininhas, espero muito que elas fiquem imperceptíveis..as minhas estrias são na altura dos joelhos na parte interna entre as coxas…é terrível..não uso shorts, vestido curto, nada de pernoca de fora, isso já faz muito tempo…tenho muita vontade de usar roupinhas do verão, mas por enquanto é só calça, vestido e saia longa. Enfim, Vivi, sou de Jundiaí, e queria saber qual dermatologista vc fez o tratamento. Eu agendei uma consulta com a Dra. Daniela Bordin, (meu convênio é da Intermédica), pro mes de dezembro (aindaaa) e eu quero por que quero o tratamento, não aguento mais essas cicatrizes feinhas..rs. Por favor, se vc puder me ajudar com a indicação do Dermato, agradeço muuuiito. Parabéns pelo site, muito prestativo e versátil. Beijos!!

    [Reply]

    Vivi Reply:

    Tudo bem, Néia 🙂

    Pra te falar a verdade eu não sei como funciona o tratamento para estrias, se ele é feito com o CO2 ou outro procedimento (aliás, taí uma boa pauta, vou me preparar para falar mais sobre o assunto). Não conheço essa dermato que você citou, mas é porque sou cliente da mesma médica, Dra. Valéria Campos, há mais de sete anos já. Vou te passar o contato:
    Clínica Valéria Campos
    Fone: (11) 4521-7197 e (11) 4522-0965
    Rua Barão de Teffé, 1000. Ed. Campos Elíseos. 12º andar. (Jardim Ana Maria)13208-761 Jundiai, São Paulo SP
    http://valeriacampos.com
    Em Jundiaí é, com toda certeza, a clínica que conta com mais opções de tratamento de ponta. Mas isso não quer dizer que só eles funcionam, não é verdade? Acho ótimo ter várias opniões diferentes sobre como abordar o mesmo problema.
    Enquanto você se decide sobre tratamento, já apostou no Bio Oil? Não sei como ele age em estrias mais antigas, mas as pessoas em geral estão adorando os resultados. E o bom é que é baratinho, né?
    Depois me conta sobre o que decidiu fazer 🙂

    Beijooo!

    [Reply]

Deixe um comentário :D