Publieditorial

Tem Mulher no Volante? Vou De Carona com Elas!

 

PUBLIEDITORIAL

Oi!

Meu nome é Vivi; tenho 35 anos e só tive interesse em ter habilitação para dirigir há dois anos. Sim, aos 33 aninhos me “senti pronta” para enfrentar auto escola, instrutores e teste de baliza.

Acreditem ou não, a decisão de dirigir não veio de um desejo ardente de sair livre e solta ruas à fora. Foi muito mais um daqueles momentos em que a gente quer provar pra si e para o mundo que existe diferença entre NÃO QUERER fazer alguma coisa e NÃO PODER.

Sempre que eu dizia que não dirigia era como se confessasse um pecado terrível e me soterravam de exclamações do tipo “como você não tem vontade!? Impossível”; “você PRECISA dirigir”; “carro é liberdade!”, “você tem trauma???”.

Acontece que eu não tinha trauma nem me sentia escrava do ônibus e também não via nada demais por não ter vontade legítima de estar no comando na cadeira do motorista. O fato de não dirigir incomodava todo mundo, menos a mim. Até que um dia… eu resolvi que ia tirar a carteira. Trinta e três anos depois, fui lá, me inscrevi; fiz minhas aulas teóricas e práticas e passei no exame de primeira. E a Terra nem saiu do eixo!

Depois do entusiasmo inicial – e um “arranhãozinho” aqui; um pedaço do portão ali – tudo voltou ao que era antes. Meu lugar cativo é sempre como carona, mas super uso a carteira de habilitação: ela é um ótimo documento de identidade. (rsrs)

Ultimamente me peguei enamorada por esses carros compactos, sabem? Mas a aquisição de qualquer carro é assunto bem mais sério e preciso deixar que a idéia tome um contorno mais responsável do que só pensar se os carrinhos combinam comigo ou não.

Por isso mesmo topei falar sobre esse assunto aqui, com vocês. Dirigir pra mim é muito mais do que uma obrigação que as pessoas podem impor pra outras, com o dedo de julgamento sobre sua capacidade intelectual e de coordenação motora. Pra se provar capaz, pra fazer parte da maioria, tem muito motorista solto e licenciado por aí, praticando altas bobagens, sem o menor conhecimento de causa.

Como nós, mulheres, somos reconhecidamente muito mais atenciosas a esse respeito e receptivas à troca de informações, a Petrobrás criou um canal direto de comunicação com a gente. O Blog  De Carona com Elas é a porta de entrada para uma série de mídias (@DeCaronaComElas ; De Carona Com Elas no Facebook) com conteúdo exclusivo, voltado para o público feminino, que já alcançou 59% da população com veículo próprio no Brasil. Tá boa?!

Com linguagem moderna e sem nos tratar como bobinhas o projeto todo é útil e gostoso de acompanhar. Visite e surpreenda-se: depois de De Carona com Elas, a rebimboca da parafuzeta será um mistério a menos na sua vida!

13 comentários

  1. Adriana RP disse:

    Adorei o post… ainda mais pq tenho carteira a naum sei qtos anos mas só agora resolvi tentar dirigir… imagina a cena…hahaha… O resultado óbvio: Vou ter q fazer aulas particulares!!! Vou fuxicar o site do Carona com Elas, a primeira impressão foi muito boa!!!
    Bjus

    [Reply]

    Vivi Reply:

    @Adriana RP,

    Sabe que estou pensando seriamente em fazer aulas noturnas, Dri? Quando tirei carta não eram obrigatórias e agora as auto escolas já estão preparadas pra isso…

    Beiju!

    [Reply]

  2. Raquel disse:

    Também não quis dirigir logo aos 18 anos, e mesmo com a carteira de habilitação, dirijo pela necessidade mesmo, gosto mais da carona onde posso apreciar mais a paisagem (filosofando…rs). É que tem tanta gente que não segue as regrinhas aprendidas no CFC e auto-escola (aka legislação) que eu me irrito com tamanha ignorância, e sim, principalmente dos homens…

    [Reply]

    Vivi Reply:

    @Raquel,

    Também acho, Raquel. Carona aprecia muito mais o percurso rsrsrs

    beju!

    [Reply]

  3. haHA…
    Menina, amei seu texto… descreve como ninguém heim!!
    muito bom messssmo!!

    Bom, eu já vou lá seguir…

    :* obrigada pela dica!!!!

    [Reply]

  4. marina disse:

    eu que sei como vc DETESTA a ideia de dirigir.. hahahahaha ai sobra prazamiga dirigível ir buscar a veeveeane nos confins do judas! uhauahuah brincadeiraaaaa!!

    dirigir pra MINHA PESSOA eh mais q uma obrigação, eh uma sensação de liberdade infinita e de vencer obstáculos diários, como conseguir chegar aos 140 do ponteiro ou descer a serra cheia de caminhão qdo vc morreeee de medo disso. e isso sempre foi uma lição que minha mae me passou: vai aprender a dirigir pra vc saber oq é LIBERDADE, o que é não depender dos outros pra ir e vir… mas isso vai do conceito de cada um, pq tem gente q prefere mil vezes ir babando dentro um onibus e descansar nesse tempinho inutil do que cansar dirigindo por ai!

    [Reply]

  5. Camila disse:

    Oi Vivi!
    Há quatro anos escuto a mesma falação, “tire carta”. Ainda não em aventurei, não estou animada. Contudo, o mais engraçado é que eu amo Carros! Eles por sí só, com modelagens e cores!
    Gosto da ideia do banco do carona e também da ideia de saber como eles funcionam. Quem sabe estarei logo dirigindo, mas só quando a vontade chegar heeh

    Beijos
    CAh,

    [Reply]

  6. Renata Duarte disse:

    Vivi, te acheiiiiiiiiiiiiiiiiiii…perguntei de voce lá no TT, e achei que vc tinha parado de escrever…que bom saber de voce…adoro voce e o teu jeito gostoso de escrever, como se fosse uma amiga sentada na mesa da cozinha, comendo bolo de fubá com café sabe..hihihihihih

    um bjooooooooooooooooo

    [Reply]

  7. Naila Guimarães disse:

    Me identifiquei horrores! Ainda estou com 22 anos… mas quando a questão é carteira de motorista todo mundo vem com “mas você JÁ tem 22 anos”.
    Eu fui pra auto-escola e parei na 13ª aula prática (na época eram 15!) simplesmente pq dirigir não me dá o menor prazer! Eu moro em uma região de fácil acesso e tenho mil possibilidades de transporte… fora que qse tudo que faço é perto de casa e ando muito a pé!
    O universo fica indignado com o fato de eu não QUERER ser motorista, exatamente como vc disse!
    Amei o texto e acho ótimo não ser a única “louca” no mundo” rsrs
    Bjos

    [Reply]

  8. Tálita disse:

    kkkkkkkkk desde pequena eu ja qria dirigir entao corri tirei carta e dirijo para td canto… mas confesso q as vzs o transito de SP me deixa c vontade d ir de táxi hehehe
    bjs obrigada por td!

    [Reply]

  9. Lica disse:

    Vivi, vc nao sabe como me deixou feliz esse seu post.

    Tenho 30 anos, tirei carteira com 25 mas dirigi muito pouco.
    Primeiramente porque moro sozinha, sem condicoes de pagar um carro e moro em outra cidade o que me impedia de pegar o carro dos meus pais.

    A verdade eh que o que antes era a falta de oportunidade se transformou em absoluto zero vontade de dirigir.

    Mas me irrita como os outros se incomodam tanto.
    Minha mae ja me disse mais de uma vez que acha que eu faco isso por necessidade de me sentir querida, de que os outros se empenhem em me levar de um lado pro outro. Juro que ainda nao entendi a logica dela e isso arrasa comigo.

    Enfim, eh bom saber que eu nao sou a unica pessoa do planeta que nao sente essa ansia em sair dirigindo e estar sujeito a barbeirice dos outros e a propria.
    bjs

    [Reply]

  10. jacky disse:

    ……PURO GLAMOUR…. PRATICIDADE PURA…

    SEGURANÇA DE BELEZA

    A QUALQUER MOMENTO E EM QUALQUER COMPROMISSO SOCIAL OU PROFISSIONAL

    As AMPOLAS LIFTING COUP d´ECLAT DA FRANÇA AMENIZAM RAPIDAMENTE AS RUGAS DE EXPRESSÃO , DIMINUEM O CANSAÇO DO ROSTO E NÃO INFLUEM NA SUA BASE DE MAQUIAGEM POR SEREM INCOLORES .

    VC VAI ADORAR………………………

    Não irritam a pele e são ate indicadas por dermatologistas para as rugas de expressão

    ESTUDOS DE EFICACIA MENSURÁVEL EM
    3 MINUTOS ,4 HORAS.,8 HORAS sem e COM MAQUIAGEM

    consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda):
    asepta.com ( da França )
    asepta.com.br ( no Brasil )

    TER ESTE TIPO DE PRODUTO LEVE ( 1 GRAMA ) NA BOLSA ASSEGURA SEMPRE ESTARMOS PRONTAS PARA ATENDER ADEQUADAMENTE QUALQUER COMPROMISSO EMERGENCIAL INADIÁVEL COM TRANQUILIDADE E SERENIDADE

    [Reply]

  11. Guilherme M. disse:

    Desculpe estar comentando aqui num site voltado para o público feminino, mas acho que esse assunto não diz respeito somente às mulheres. Alguns homens também, apesar de serem poucos neste País, também deixam para tirar a carteira de habilitação bem depois dos 18 anos. Os motivos são os mais diversos: falta de dinheiro, falta de tempo disponível em função de trabalho/faculdade/outros projetos, medo ou insegurança em encarar o volante. Me enquadrei em todos esses fatores, após minha “chegada à maioridade”. Tenho 31 anos, e somente agora é que estou em fase de habilitação. Tentarei o exame pela segunda vez. Espero conseguir minha sonhada CNH até o meio do ano, que é quando finda meu processo. Senão terei de fazer “tudo de novo”. Completarei 32 anos em outubro. Não tenho filhos. Moro somente com minha esposa.

    [Reply]

Deixe um comentário :D