Temperaturas senegalescas no final de semana, heim?
Deixa adivinhar: um monte de gente com ais e uis; carinhas fritas, ombros e costas prestes a pururucar?
Tudo bem, mentira minha, não estou advinhando nada, só descrevendo o que vi, aqui em casa mesmo, sabado & domingo de abuso total de sol e cloro; e que certamente se repetiu em muitos lares brasileiros na versão sol & sal ou sol & sol.
Eu não, porque sou a pessoa chata que fica na sombra, com bloqueador e ‘sombrero’. Mas a família, amigas… ah, a família tostou geral.
Se aconteceu com você ou com alguém que você conhece e que agora precisa de um alívio pós queimadura solar, vão algumas sugestões pra amenizar o sofrimento. Mas não vamos ser ingênuos, tá: o estrago esta feito.
queimadura solar
A queimadura solar acontece quando a exposição aos raios UV é maior do que a capacidade de resistência da pele. Essa característica é pessoal e varia de uma pessoa para outra. Os sintomas iniciais são vermelhidão (eritema) e calor no local, com muita sensibilidade ao toque.
Visualmente, a queimadura só fica aparente de 2 a 6 horas após sua ocorrência. O que significa que, provavelmente, a pessoa afetada continua exposta por um longo período mesmo após o primeiro sinal do problema.
A dor piora nas primeiras seis horas e pode se prologar por até 48 horas.
A queimadura em si passa por vários estágios, do eritema inicial para a formação “bolhas” d’agua, escamação e descamação (em torno de uma semana depois). A coceira e sensibilidade local podem persistir por várias semanas.
não é brincadeira
Nem vamos falar agora do prejuízo estético e de envelhecimento precoce.
Na célula o raio UVB causa dano ao DNA. As células danificadas morrem e liberam toxinas. Por isso a sensação de mal estar…
A longo prazo, queimaduras que produzem bolhas estão altamente relacionadas a melanomas malígnos (câncer de pele) de acordo com estudos recentes .
Nas camadas mais profundas da pele, as queimaduras por raios UVA causam danos sem sintomas perceptíveis, que também são responsáveis pelo aumento probabilidade de desenvolvmeto de Câncer de Pele.
tá, queimei e agora?
Hidratação, como sempre, de dentro pra fora. Beba bastante água, seu corpo vai precisar, mais do que nunca.
Nas primeiras 48 horas, cuide dessa pobre pele morta – que você fritou – pra diminuir a dor. Aplicar água termal deixa de ser frescura e alivia demais o ardor e sensação de calor. Os elementos da água termal agem acalmando e – na medida do possível – agilizam o processo de regeneração.
Loções à base de Calêndula e Aloe Vera também são bálsamos calmantes, com ação tópica e sensação refrescante.
No caso da dor beirar o insuportável, a visita ao médico é necessária. Não tome remédios por conta própria, muito menos se arrisque em dicas caseiras. Lembre-se que as queimaduras podem ser de 1º ou 2º graus e alguns casos requerem medicamentos que exigem receita e acompanhamento médico.
De preferência, nunca fure as bolhas por conta própria e quando elas estourarem sozinhas, jamais puxe a pele. Sim, fica horrível, mas o correto é deixá-la desprender-se naturalmente. Mantenha a área sempre limpa e toque nas lesões o mínimo possível para evitar infecções, que podem ser muito sérias.
Quando a descamação começar, amarre as mãos nas costas e não puxe as pelinhas.
Sério, não precisa amarrar as mãos, mas faça esse favor pra você e não puxe a pele. Quando já não houver dor e sensibilidade, use uma esponja natural COM DELICADEZA durante o banho ou um ESFOLIANTE SUAVE. Nada que arranhe, tenha em mente que sua pele foi machucada e está se recuperando de um trauma.
Se for inevitável expor a área a radiação, use bloqueador solar (FPS acima de 30). Além de proteger a área fragilizada, seu uso previne a formação de uma grande mancha no local de descamção.
Já as manchinhas e sardas, se tiverem que aparecer, aparecerão de qualquer maneira, pois são resultado da queimadura inicial e você precisará tratá-las posteriormente.
NESSE LINK há uma relação de produtos Hidratantes Pós Sol – completíssima, para todos os gostos, necessidades e bolsos – selecionados pela Abril.com.
Eu levei uma tostada incrível esse ano… Não gosto nem de lembrar. Depejava Caladryl na pele feito ketchup em cachorro-quente…
Mas como diz uma música de uma das bandas que eu mais gosto:
We stayed in the sun too long
Suffered a terrible burn
Now everybody learns from disaster
Everybody Learns From Disaster – Dashboard Confessional)
Kisses
[Reply]
Vivi Reply:
janeiro 31st, 2011 at 11:51
@Sheilla Lovato,
“Now everybody learns from disaster”…
Né?
kkkkkkkkkkk
Adorei!
Beijo, queri 🙂
[Reply]
Ui doeu só de ver essa foto !!! Fiquei assim inúmeras vezes, sei bem como é essa dor !
Bjs
[Reply]
passei por isso em 2005 e quase morri. Fui parar na ala de queimados do Hospital. Usei protetor nivea que, obviamente, nao protegeu.
a dor eh insuportável, meus joelhos nao dobravam pq a pele foi queimada de tal forma que era impossivel movimentar a articulação. Por causa da ensolaçao tive febre, e mesmo com frio por causa da febre tive que me submeter à infusao de gelo para diminuir a temperatura corporal e nao morrer. ou seja, passei pelo inferno.
usei muito caladryl, corticóides, tubos de cremes para tentar reconstruir a barreira lipídica. e água sem fim. juro, pensei nao resistir àquilo tudo.
O sol é uma bomba energética, uma arma.
[Reply]
Eu simplesmente ficava vermelha assim, todo início de férias!!! E a verdade é que adorava, curtia até a dor! Maluca, eu sei!!! kkkkkkkkkk E adorava mais ainda o depois, quando a pele começava a dar aquela enrugadinha, bolhinhas e eu sabia que iria descascar! Para completar, puxar as pelinhas, que na maioria das vezes chegavam a ficar quase uma casca! E para melhorar mais um pouquinho, eu não parava de pegar sol mesmo ardendo e queimava em cima do queimado. Putz, que maluca!! Ficava na praia de 10 da manhã até às 19:30, sem protetor ou barraca. Não faria isso hoje em dia porque paguei caro por isso (pele do rosto toda manchada e manchas no colo que não existiam antes). Eu amo praia com todas as minhas forças, mas não vou há um ano (na verdade não é por causa da pele e sim por causa dos quilos à mais)e quando voltar à ir (em breve, estou suando muito para isso), não farei mais essas maluqices!.
Putz, a tagarela que exsite em mim não se segura!
Bjs ; )
[Reply]
Vivi, o jeito é prevenir. Na minha viagem de férias usei o Nive Sun fator 30 e foi uma maravilha. Ele me protegeu bem do sol e olha que eu abusei um pouco, viu? Mas nada de vermilhidão ou ardência. O bloqueador da Nivea aguentou o trancou. Para o rosto usei Nivea tb , fator 30.
Beijos
[Reply]