Puxe aí na memória, na mais tenra infância, sua mãe praticamente implorando pra você “pelo menos provar” o verdinho, enquanto sua boca estava travadíssima, numa negativa ostensiva de dar uma chance aquele mix duvidoso de brócolis e couve de bruxelas.
Aos quatro anos é assim: nunca comi. Não vou comer. Tenho ódio de quem come.
Hoje você não resiste aquele prato gratinado, não é? Então, a vida acaba mostrando que é tudo uma questão de experimentação.
Concordo que o brócolis foi uma péssima referência quando minha intenção era falar agora de perfumes, mas vocês entenderam a idéia geral, isso é o que importa.
Quantas vezes não somos influenciados em uma compra por afirmações pré-concebidas, nossas e externas? Coisas do tipo “não suporto florais”; “amadeirados são só para homens”; “cheiro de fruta é coisa de adolescente”. Tenho certeza de que muitas vezes frases como essas te afastaram de um frasco de perfume.
E não é só isso, marcas também! É natural a nossa identificação com algumas grifes em especial; são conceitos que estão arraigados na nossa mente, há anos. Ou você discorda, e o nome Dior não te remete imediatamente ao luxo, numa viagem à Paris categoria VIP, sem escalas? Quantas vezes você fez um sinal da cruz mental diante de uma fragrância nacional, de catálogo, sem jamais chegar perto dela?
Todos nós somos assim. Somos instruídos para agir dessa maneira, temos que fazer escolhas rápidas, muitas, todos os dias. Por isso acabamos nos rendendo a marcadores sensoriais da memória (disso eu gosto, daquilo, não), que acabam generalizando e simplificando nossa vida de um modo geral, mas nos afastando de novas descobertas, no momento em que recusamos experimentar o novo.
Por isso a idéia do Sensorium é tão interessante.
Semana passada a Sephora inaugurou sua segunda loja no Brasil, no Morumbi Shopping. Com algumas diferenças sutis em relação à unidade do JK Iguatemi, a nova loja tem uma área um pouco maior e disposição mais acessível para experimentação de vários produtos, principalmente de maquiagem. Mas sem dúvida o grande diferencial fica por conta de sua área de Perfumaria, onde está localizado o chamado Sensorium.
Presente apenas em algumas lojas da gigante dos cosméticos ao redor do mundo, o Sensorium proporciona o que chamam de experiência olfativa, onde você se conecta com fragrâncias sem sequer imaginar a marca ou a familia a que pertencem!
No display você encontra tablets ligados a cada estação – que se dividem apenas em categorias simples como Chique, Casual, e assim por diante – e diversos borrifadores, ligados a recipientes que parecem buzinas (rsrsrs), mas que na verdade servem para que você sinta a fragrância sem interferências – nem da embalagem.
Você vai experimentando loucamente e, só ao final do processo, fica sabendo o nome do perfume de que mais gostou. Um teste cego (e seco), com resultados surpreendentes. Bem divertido, até pra quem não está ali exatamente para comprar uma fragrância na hora, serve mais para ampliar o olhar em relação às opções mesmo.
Pra quem prefere se manter fiel às predileções, sem problemas. Esse painel que aparece logo atrás é a área Find your Fragrance. Lá você também insere características que já sabe que gosta, inclusive sua família olfativa preferida. Ao final do quiz ele oferece uma lista de opções que pode te agradar.
Pra quem ama Perfumaria (oi, eu) a experiência é uma delícia!
Lembrando que no Brasil só a loja Sephora Morumbi Shopping tem o Sensorium, tá?
Mais fotos do local:
Aqui no Álbum estão todos os pics da loja nova.