Você sabe a diferença entre repicado e desfiado?
Então, eu também não tinha lá muita certeza. Na semana passada fui acertar o corte de cabelo e aproveitei a oportunidade pra sanar algumas dúvidas.
Repicar o cabelo é aquele ato libertador que permite que a gente mantenha um comprimento razoável sem perder o movimento e a leveza, com a construção de camadas. Aliás, o repicado também cumpre esse papel em cabelos curtos, caso contrário só teríamos cortes Reto, Joãozinho ou Tigela – e sabemos que atualmente não é esse o caso mesmo, há muitas variações e possibilidades para fios curtos médios e longos.
Meu cabelo atualmente está repicado E desfiado:
Meu último corte tinha sido no final de dezembro passado e normalmente refaço a cada três meses. Não sei se foi por conta do calor, mas os fios cresceram mais rápido e estavam perdendo o movimento. E vocês sabem, cabelão pesado não é nada fácil de controlar,e nem é meu estilo. Gosto de ter um comprimento bom pra poder brincar, prender, trançar um pouco, mas muito comprido e reto não vai bem com minha altura e começa a me incomodar. Anda tem o baby liss, meu companheiro de todas as horas, que tem uma tendência irrefreável pra fazer cachinhos infantis se o corte do cabelo for muito reto…
Fui cortar e pedi pro André (Loureiro, do Studium A) aumentar um pouco as camadas, sem medo de ser feliz, só não subindo acima do nariz, senão ia virar um arbusto quando estivesse sem modelar hahaha Claro que eu nem precisava ter dito isso, porque o profissional entende essa relação rosto/cabelos muito melhor do que nós, mas é que mulher não perde a oportunidade de acreditar que está no controle da situação quando o assunto envolve tesouras, néam…
Fiquei prestando atenção e consegui entender um pouco mais sobre a diferença entre o repicado e qual a ideia por trás de associá-lo ao desfiado, no mesmo corte.
No meu caso, que tenho uma tonelada de cabelo, o repicado sozinho proporciona as camadas, mas as pontas não ficam com movimento. A foto a seguir está estranha (e azul, porque estava anoitecendo rs), mas foi a que melhor captou a leveza das pontas:
O desfiado pode ser feito com tesoura (com modelo dedicado à técnica) ou com navalha tradicional. Já tive o cabelo desfiado com navalha, há muito tempo atrás, e hoje posso afirmar, com toda certeza, que o corte da tesoura desfiadeira é muito superior e faz muito mais pelo cabelo do que a navalha em si, que espiga as pontas.
Pra ilustrar “roubei” aqui a imagem da revista Profissão Cabeleireiro de janeiro, que fez uma comparação super atual entre os cortes que a mulherada está pedindo nos salões, mostrando bem a diferença entre Repicado e Desfiado, na prática:
E aí, repicado ou desfiado? 😉
Da última vez que cortei à navalha achei que ficou bonito nos meus cachos… Mas geralmente a testoura própria dá um efeito mais homogêneo e eu prefiro mais.
Beijo!
[Reply]
Vivi Reply:
fevereiro 17th, 2013 at 14:40
@Mag,
Os próprios profissionais hoje já dizem que a navalha deixa um resultado mais rústico, percebido depois de alguns dias.
Cacho ficam lindos com cortes desfiads 🙂
[Reply]
Tô justamente nessa dúvida agora, já marquei corte pra próxima semana, e sempre tenho ataques de pânico antes achando que vai ficar horrível. Mas teu post me ajudou a optar pelo desfiado.
http://herrogenetico.wordpress.com
[Reply]
Vivi Reply:
fevereiro 17th, 2013 at 14:42
@Ana Zilio,
Que bom, Ana 🙂
Cortar os cabelos, principalmente se for pra mudar o corte atual, sempre dá um friozinho no estômago, né? rs Mas normalmente vale a pena!
[Reply]