Olá, meninas!
Quem aí gosta de viajar? Eu amo e sempre leio dicas de lugares, passeios, comidas e tudo o mais que o destino possa ter.
Sigo alguns sites do gênero e recentemente vários deles fizeram uma lista com os 3 produtos que não podem faltar nas viagens deles. Como adoro o tema, elegi os 3 itens que não podem faltar nas minhas viagens. Não são cosméticos ou eletrônicos, são apenas itens que me deixam mais segura e relaxada ao viajar e que não custam caro (oba!).
E como muita gente viaja em julho, acho que as dicas podem ser úteis. Preparem-se para um post longo e cheio de dicas!
Conheci o Etsy há alguns meses, e ele é como um Elo7 gringo: reúne artesãos que vendem seus produtos pelo site. Lá há de tudo um pouco. Acho os produtos artesanais brasileiros bem mais bonitos, mas no Etsy tem coisas bem diferentes que não acho por aqui. Vale a visita!
Lá, achei esse identificador (ou tag) de mala lindo. Sei que isso não é difícil de achar lojas de malas, mas geralmente os que vejo são caros ou não têm bom acabamento. Os que usava até o início do ano eram uns personalizados que a empresa aérea KLM estava disponibilizando de graça em 2010, mas com todo o carinho com o qual minhas malas são tratadas, eles já foram “pro saco”. Agora, na busca por um novo identificador, eis que acho esse lindo no Etsy e com preço bom. Além disso, o fecho dele é tipo de cinto, o que ajuda muito na hora de colocar em diversos tipos de mala. O vendedor dessa tag parece ser bem bom, porque o feedback dele é 100% positivo!
Com a tag, identifico minha mala mais rápido na hora de retirá-la seja no bagageiro do ônibus ou do trem, seja da esteira do aeroporto. Meu desejo mesmo era ter uma dessas malas lindas com estampas ou cores diferentes, mas as minhas velhas de guerra ainda estão boas (e uma tag é mais barata que uma mala). Uma dica é colocar na tag apenas informações como nome, telefone (em formato internacional) e e-mail. Não gosto de colocar endereço, pois acho que assim fico muito exposta. Se minha mala extraviar, a companhia entra em contato comigo e aí eu informo meu endereço.
Kit com travesseiro inflável, máscara de dormir e protetores auriculares – $2,99
Travesseiro inflável é tudo de bom! Eles são confortáveis, baratos e fáceis de transportar. Já tive um daquelas bolinhas brancas, mas transportar aquele trambolho é mais uma dor de cabeça. Com o inflável, é só tirar o ar, dobrar e colocar na bolsa.
Ia mostrar só o travesseiro inflável, mas quando vi esse kit, a esse preço e com frete grátis, não me contive em trazer pra vocês. A máscara para dormir tem um detalhe que só fui descobrir ser realmente importante depois de anos xingando as máscaras que já tinha testado: ela tem essa parte que tampa em cima do nariz também. Pode parecer bobeira, mas essa proteção extra evita que entre luz através do espaço que temos entre o osso do nariz e a maçã do rosto. E olha que tem máscara cara que não tem esse “extra” e deixa passar quase toda a luz… A máscara é ótima principalmente em viagens à noite, em que sempre fica alguém com a luz ligada ou o meio de transporte tem uma luz ambiente que atrapalha a dormir. Confesso que uso não somente durante a viagem, mas também em hotéis cuja cortina é muito clara.
Sobre os protetores auriculares, nem tem muito o que falar, né? Aquele grupo de pessoas que cisma em falar alto de madrugada, ou aquele seu vizinho de poltrona que insiste em colocar o som do mp3 tão alto que você consegue ouvir através do fone de ouvido dele, ou mesmo porque você acabou sentando perto da turbina do avião ou pegou um ônibus velho que fica rangendo a cada movimento. Esses do kit são descartáveis, mais higiênicos, mas recomendo uns laváveis que são vendidos em farmácia. Uso sempre, até pra estudar (meus vizinhos são bem barulhentos).
Cadeado Master Lock, aprovado pelo TSA – $6,40
Esse é um dos itens que conheci nos sites de viagem e aprovei. Como segurança, sempre usei um cadeado na minha mala, mas sempre ficava em dúvida se poderiam abrir, como era, etc. Daí, conheci os cadeados aprovados pelo TSA, o órgão que fiscaliza as malas nos EUA. Por lá, eles podem abrir a sua mala sem seu consentimento. Pra não arrombar a mala, os cadeados aprovados pelo órgão têm uma entrada onde eles colocam a chave mestra e podem revistar a mala sem fazer tanta bagunça (depois eles colocam um aviso dentro da mala falando que revistaram). Nesse link tem um relato muito bom e vários comentários
A questão pra mim nem é do cadeado ser aprovado pelo TSA ou não, até porque nem sei quando vou pros EUA, mas é que achei que os cadeados com essa aprovação são bem fortes e mais difíceis de serem arrombados por espertinhos.
No Brasil, pra variar, eles são bem caros, custando a partir de R$30, sendo que os melhores podem custar até R$100,00. Lá fora, também pra variar, você acha a partir de $5,00. Escolhi esse da marca Master Lock porque é o que tenho e adoro! Já testei e o vendedor entrega pro Brasil.
Algumas dicas que dou são: prefira cadeados com segredo aos com chave, porque você pode perder a chave, trancar a mala com a chave dentro, etc.; troque o segredo assim que você comprar o cadeado; e coloque o cadeado num local em que não seja possível mover o zíper – é que dá pra abrir o zíper usando uma caneta e depois eles fecham pra você não saber que mexeram na mala. Algumas malas já têm esse lugar certinho, geralmente perto da alça. Na mala que mais uso, um puxador de zíper emperrou num dos cantos pra sempre e agora é meu local de colocar cadeado. Na outra, trazida pra mim dos EUA por um casal amigo, já há esse lugar próprio.
Ah, aqueles plásticos que envolvem as malas (protect bag) também são úteis, pena que são caros. Nada realmente impede, mas o que pudermos fazer pra dificultar, melhor.
Pra vocês terem uma ideia de como os espertinhos abrem e fecham as malas com cadeado colocado “em qualquer lugar” sem esforço:
Desculpem o post longo, mas gostaria de dividir minhas dicas de viagem – e meus achados com vocês.
E aí, com quais itens você não pode viajar sem?
Bjs