Pra mim a associação é automática: falou a palavra refrescância, lembro de pasta de dentes.
A dúvida que vou “revelar” agora pode soar bem esquisita, mas me pergunto se é realmente necessário e desejável que todas as pastas de dentes proporcionem refrescância?
Não basta higienizar?
Não pode só proteger contra cáries (e todos os 12 problemas bucais rsrs)?
Precisa mesmo levar a gente pros alpes suiços esquiar na neve?
Não me levem a mal, eu gosto é de boca limpinha, claro. Só não entendo essa obsessão pelo tal sabor refrescante! De manhã, na primeira escovação, concordo, é legal. À noite também.
Só que depois das refeições é tão, mas tãããão corta barato esse excesso de menta + hortelã pimenta.
Sério, gente, procurei pasta de dentes sem refrescância e não encontrei. Nem aquela infantil, Tandy, que também é um exagero tutti frutti achei por aqui. Me deu saudade de uma pasta que existia quando eu era criança (século passado), nem me lembro a marca, só que era a “Pasta da Mônica”. Era branquinha e praticamente não tinha sabor de nada.
Foi também quando criança, com aquelas primeiras noções de higiene, que o dentista explicou que a limpeza de verdade fica por conta da escova e do fio dental. A pasta é um facilitador durante a escovação e o sabor apenas um “mimo”, pra dar a sensação de limpeza, mas por si só cheiro de menta não quer dizer que a boca está limpa. Ou chupar balas seria suficiente e sabemos que é bem o contrário disso.
Resumo da ópera: pedi pra minha dentista atual uma indicação. Claro que, no susto da pergunta inusitada, ela não se lembrava naquele momento de algum produto do gênero que não tivesse sabor menta/hortelã. E disse que ia pesquisar pra mim – aliás, segundo ela, fui a primeira pessoa que fez esse tipo de pedido refrescância free.
A solução: farmácia de manipulação!
Pra quem se interessar, fica então a dica, que nem precisa de receita. Procure uma farmácia de manipulação e peça para manipularem creme dental. Você pode escolher o sabor, entre as opções oferecidas pelo local e também se quer com ou sem flúor.
Estranhei essa parte do com ou sem flúor, porque achei que o flúor fosse nosso amigo, mas parece que tem um pessoal que não pensa assim e prefere sem (tipo quem prefere shampoo sem espuma).
Vocês são fãs da refrescância 6x ao dia ou já se incomodaram com isso, como eu?
Também aceito dicas de creme dental! rs
Update: lembrei de um episódio vergonhoso. Acho que meu probleminha com o sabor da pasta de dentes é bem antigo, quase assunto pra terapia.
Um belo dia, lá pelos meus 7/8 anos, sem Pasta da Mônica disponível, resolvo que vou escovar os dentes com sabonete.
Caress, um must da época, com aroma de flores.
Achei que fosse morrer.
Não tentem fazer isso em casa, mantenham o sabonete longe da boca!
Foi uma vez pra nunca mais.
Vivi, tem as pastas da Weleda! agora parece que eles estão só com a pasta infantil, mas ela é maravilhosa. E sem flúor. bjs
http://www.weleda.com.br/produtos/cosmeticos/cosmeticos_3.asp?id=56&descricao=Gel%20Dental%20Infantil
[Reply]
Vivi Reply:
março 12th, 2012 at 13:54
@Simone Prado,
Si, a dentista chegou a comentar que tinha visto alguma coisa da Weleda na internet, mas ela também não tinha certeza… Como com a farmácia ela confirmou, fui no seguro rsrs Mas vou olhar no site!
beijooo!
[Reply]
Sensodyne costuma não ter sabor. Eu uso o de “alívio rápido”, e no “modo de usar” pede para escovar duas vezes, a primeira com o creme habitual e a segunda com o sensodyne. Mas a versão clássica, acho que pode ser usada normalmente.
Também não gosto desse frescor ao longo do dia, pois dura horas (nem tanto), mas é ruim qdo vou tomar um chá ou café.
Beijos, Vivi.
E obrigada pela dica da farmácia de manipulação!!
=))
[Reply]
Vivi Reply:
março 12th, 2012 at 13:57
@Natalia Luiza,
Já usei uma, acho que Whitening, que era mais suave, mas ainda tinha menta. A Colgate Sensitive também. :/
Então, é justamente isso, super chato a gente querer tomar um café e aquele gosto de hortelã na boca!!!
Beijooo!
[Reply]
Achei que fosse morrer é ótimo haha sempre lembro de alguém..
enfim..
nunca pedi isso pra minha madrinha (ela é dentista)
mas também eu sou a louca dos dentes.. eu escovo meus dentes duas vezes seguidas.. tenho medinho de ficar com mal hálito.. então acabo de escovar e escovo de novo haha
kisses
[Reply]
Vivi Reply:
março 12th, 2012 at 13:59
@Gih,
Pior que os dedos até pulam de vontade de escrever “daquele outro jeito”, né? kkkk
Eu costumo escovar duas vezes, mas assim: a primeira sem pasta, só com a escova molhada. E passo fio. Aí coloco um nadinha de pasta na escova e escovo de novo. Parece que só com a escova e nenhum creme os dentes ficam asperos…
beijoo!
[Reply]
Tb não gosto de sabor de menta nas pastas, mas ainda não achei uma que não tivesse então tento dar uma burlada e pegar uma que tenha um outro sabor junto, tipo a Colgate Herbal, que tem limão, melissa e eucalipto. É bem + suave que a Colgate MPA. E é pelo fato de creme dental ter sabor de menta que eu odeio chiclete sabor menta/hortelã.
[Reply]
Vivi Reply:
março 13th, 2012 at 10:55
@Ana Zilio,
Lembro que até um tempo atrás tinha a Sorriso (herbal e canela), lembra? Essas Golgate eu não conhecia! Melissa deve ser legal. Beijooo 🙂
[Reply]
Vivi, sabe que a palavra “refrescância” foi inventada por publicitários brasileiros? Li em alguma revista de propaganda, quando trabalhava na área, muitos anos atrás. O termo correto e até então usado era “frescor”, mas “sensação de frescor” não era forte o suficiente para substituir o inglês “refreshment”.
[Reply]
Vivi Reply:
março 13th, 2012 at 10:55
@Tina Lopes,
Tinhamu. 🙂
[Reply]
Vivi, eu sou adepta da refrescância, hehe! Mas isso de poder manipular a própria pasta de dentes é super legal, viu? Bem personalizado ^^
Eu me adaptei legal com a Sensitive Pró-Alívio – comecei a usar por recomendação da dentista no clareamento pré-casamento, e desde então não consigo usar outra, hehe.
O que eu sempre manipulo é enxaguante bucal com flúor, também recomendado pela dentista. Ela me indicou pra diminuir a sensibilidade dos dentes, e resolveu bastante ^^
Beijos!
[Reply]
Vivi Reply:
março 13th, 2012 at 10:57
@Lilian Wiczneski,
Enxaguante bucal é outro tormento, né? Pode ver que até na publicidade eles mostram as pessoas com a boca “explodindo de refrescância” kkkk
Menina, falando em clareamento, como os dentes ficam sensíveis, né?! Nunca tive problemas com sensibilidade antes do clareamento, pensa no susto :O
Beijooo!
[Reply]
Ah, e sobre o gosto de menta que fica, eu até prefiro – ajuda a evitar a fugidinha do tipo “ahh, só um docinho pós-almoço”. Normalmente fico até as 15h com esse gostinho na boca, daí não como fora de hora porque não tem a mesma graça, há. Mas pra quem gosta de um café ou qualquer coisa é tenso, mesmo!
[Reply]
Vivi Reply:
março 13th, 2012 at 11:00
@Lilian Wiczneski,
Por isso mesmo eu queria um creme sabor chocolate trufado 😉
……………………….
rs
[Reply]
Também tenho o mesmo problema e sou outra órfã da Pasta da Mônica. Adorei o post, nunca pensei que ia encontrar alguém com estas mesmas questões.
Bjs
[Reply]
Vivi Reply:
março 13th, 2012 at 11:02
@Cristiane,
Ah, Cris, tamo junto! É das pequenas coisas que é feita a vida, não é mesmo? Parece uma bobagenzinha, mas não. É um produto que usamos todos os dias. Tem que ser agradável. 🙂
Beijoooo
[Reply]
Oi, Vivi
Também tenho lembranças infantis do creme dental da Mônica. Só que na minha lembrança ela tinha um sabor que me lembrava a bala Juquinha de banana, haushaush
Meu filhote de quase 8 anos também não gosta de cremes dentais refrescantes, então vivo comprando as pastas de dentes Tandy sabor Uva ou outras marcas com sabor tuti frutti (do Ben 10, Colgate do Homem Aranha ou do Barney, do Ursinho Pooh..) mas algumas delas também são mentoladas :/
Bjs
Ana
[Reply]
Vivi Reply:
março 13th, 2012 at 11:04
@Ana Andréa,
Ana, nossas memórias de creme da Mônica estão confusas kkkkk (abafa, que faz tempo)
Esse é o problema, sempre tem uma menta no meio 😉
Bjooo!
[Reply]
O close-up vermelhinho é mais docinho, um pouco “menos refrescante”!
[Reply]
Vivi Reply:
março 13th, 2012 at 11:06
@Tati,
Sabe que você chamou atenção pra um detalhe que não tinha pensado: faz tempo que só uso as clareadoras da vida! Faz séculos que não uso pasta vermelha nem lembrava. 😉 Bjoooo!
[Reply]
Me lembro quando descobri o enxaguante bucal sem álcool. Foi uma revolução! Não aguento aquela sensação mega forte que Lysterine e família dão.
[Reply]
Vivi Reply:
março 13th, 2012 at 11:07
@Isabella Rabello,
Falei disso agoriha, Bella. As bocas “explodem” já no comercial, imagina na real. Pra quê tanto, né? Ainda bem que pro enxaguante as opções chegaram primeiro. Bju!
[Reply]
Também amava o creme dental da Mônica, dava até vontade de comer de tão suave que era o sabor. Quando comecei a escovar os dentes do meu filho, procurei por ela, mas acho que saiu de linha faz tempo. Quanto aos cremes de adulto, não tenho problemas, não, tive com um enxaguante bucal da Oral B, o versão noite, no outro dia ainda sentia o gosto na boca, mesmo após escovar e tomar café!
Bjo, Vivi!
[Reply]
Minha mãe comprava toda a linha antiga de produtos de higiene da Turma da Mônica…. Talco, sabonete, xampu, lavanda e creme dental…. Acho que era só isso mesmo, pois na época, se não me engano, pouquíssimas marcas tinham condicionadores em sua linha, mesmo as “adultas”…
Bem, quem tinha o direito do uso “Turma da Mônica” era a Phebo…. Lembro bem, pois quando comecei a ler, achei estranho aquele “ph” e fui perguntar pra minha mãe como se lia… rs….
Beijocas!!!!
[Reply]
Mas já experimentou o “Prevent”? Eu adoro! Sinto que limpa bem e ao contrário das outras pastas, não tem sabor de nada, mas é um pouco salgada (por causa do bicarbonato de sódio). Dá uma olhadinha e depois me avisa se vc gostou!
beijos
[Reply]
É, lá fora tem várias opções, inclusive o uso de sabonete pra escovar os dentes. (Um exemplo: http://www.cheekymaidensoap.com/handcrafted-soap/dental-care )
Eu nunca cheguei a experimentar mas confesso que tenho vontade de usar sim. Tem tanta porcaria nas pastas que usamos que estou atrás de algo mais “natural”.
[Reply]
Oi, nem sei se depois de tanto tempo ainda ajuda, mas aqui vai: RESUMINDO>
1 Sensodyne original, a cor de rosa
2 Gel dental calêndula sem flúor / Schraiber
http://www.schraiber.com.br/index.asp?Content=Detalhes&IDPRD=27&IDCAT=17&IDSCAT=5
3 Pasta de Dente de Calêndula / Weleda http://www.weleda.com.br
abraço
[Reply]
Nem me fale, estou desesperadamente atrás de um creme dental sem menta, pq meu marido odeia menta/hortelã. Há anos usamos uma de canela da Sorriso, mas por azar o nosso, parou de ser fabricada. Foi ótimo saber a opção de manipular.
[Reply]
Quando não sabia dessa dica da manipulação eu optava pela Colgate Sensitive, Glauciene 😉
[Reply]
Já tentei várias marcas, obrigada pela dica
[Reply]
Detesto o sabor menta/hortelã, e é horrível falar com alguém e sentir aquele hálito “supostamente refrescante” sabor menta/hortelã em qualquer momento, principalmente quando estamos comendo e outra pessoa já acabou e escovou os dentes. No trabalho, lidando com pessoas e sentir aquele cheiro horrível (pra mim) é totalmente deselegante. Vou escrever para os fabricantes para dar sugestão sobre a fabricação de creme dental sem refrescância, sem menta/hortelã e gostaria que outras pessoas também escrevessem. Soube de uma pasta americana com sabor de canela, mas como comprar?
[Reply]
Vivi Reply:
março 17th, 2015 at 20:27
Marcia, eu segui a sugestão que me deram aqui e pedi para manipular em farmácias de manipulação. Nem precisa de receita 😉
[Reply]
Meu marido está procurando um creme dental sem essa refrecância tão exaltada pelos fabricantes, mas confesso que está defícil de achar. Obrigada pela dica.
[Reply]
Muito muito muito obrigada pela dica…procurei nas farmácias,mas sem sucesso,nao tem!!!!passo muito mal,me da muita dor no estômago só com o cheiro de menta e hortelã!!!
[Reply]