Acessórios

Fim da Novela: Produtos da Encomenda

 

Vamos falar da parte agradável da Encomenda tributada? Os produtos!

Bom, comprar online sempre pode trazer algumas surpresas, agradáveis e desagradáveis. Pode acontecer da imagem nos enganar e uma coisinha ou outra não ser assim TÃO legal quanto parecia.

Nessa minha compritcha eu gostei de quase tudo, em compensação entre o que não gostei foi em nível ‘detestei’ rsrs.

Essa era mesmo, como imaginei, uma compra que fiz na Jewelry Saga.

Os anéis eu adorei.


Só o lagarto que acabou se reveleando mais parecido com uma lagartixa, mas, néam, pra quem usa anel de aranha na boa, o que é uma lagartixinha inocente?

Uma coisa diferente e boa é que os produtos vieram em caixinhas bem embaladas, assim não tive problemas como peças arranhadas e pedras caindo.

Agora o que me decepcionou.

O “bracelete em couro” é muito, muito mal feito. Material ruim, acabamento inexistente e apliques em plástico. Em comparação aos outros preços da loja não é dos mais baratinhos (quase US$9), por isso tinha expectativa de um produto mais apresentável.

E o colar de contas negras, com pingente de cristal:

Provavelmente um equívoco da minha imaginação. Pensei que fosse um colar mais curto e delicado, pouco maior que uma gargantilha e acabou que não. Era na verdade um colar longo grandalhão, que não tem absolutamente nada a ver comigo.

O pingente de cristal (quá! cristal…) parece uma granada pronta para o baile e as contas são de plástico. Pra completar, chegou quebrado. A peça é tão inflexível, rígida, que quebrou por ficar dobrada pelos dois longos meses que levou pra chegar (é, dois meses).

O que aconteceu
Fiz essa compra no dia 09 de julho passado.

Conferindo o pedido depois que fui tributada, vi que realmente constava lá o método de envio EMS. Pra quem não é familiarizado, esse pode ser considerado praticamente um método em que a gente IMPLORA PRA SER TRIBUTADO. É como um aviso luminoso para a Receita, abra-me, tribute-me.

Eu escolhi isso por quê? Simples, não prestei atenção na hora de fechar o pedido, deu nisso aí. A Jewelry Saga (e a maior parte das lojas) oferece três métodos de envio:

O de custo mais baixo (BRAM) é normalmente o que leva um tempo maior para chegar, mas também chama menos atenção da Fiscalização. Isso não isenta a Encomenda de ser Tributada, mas a probabilidade de cair na amostra diminui.

Por que paguei o imposto e não recorri? Simples também, porque eu já tinha errado não selecionando o envio correto, não ia ficar prolongando a bobagem que eu mesma comecei. Levei em consideração que já paguei R$50 em UM anel aqui no Brasil, então, mesmo com o mega imposto, só pra acabar de vez com a história, paguei e trouxe logo as coisas, afinal eram várias peças.

A lição
Preste muita atenção em qualquer compra. Não costumo comprar muito em lojas gringas e agora, com a alta do dólar, menos ainda, mas independente do erro na escolha da modalidade de entrega ou do atraso com a greve dos correios, fica evidente que nas compras internacionais o mais esperto é sempre fazer o cálculo já contabilizando o Imposto e conferir se ainda assim vale a pena comprar fora. Porque se você sair livre, ótimo negócio. Mas se for tributada, também não sairá no prejuízo.

Como vocês puderam acompanhar nos comentários desde que comecei a falar dessa fatídica encomenda, existem muitos detalhes bacanas que todo mudo deve saber antes de se aventurar nas compras internacionais, tanto durante a compra como depois, em caso de tributação.

Pensando nisso e atendendo a alguns pedidos, como amanhã é dia de Coluna da Bella, que é voltada justamente para compras na gringa, publicarei um pequeno guia de compras internacionais, com informações disponibilizadas pela própria Receita Federal para todos, mas que às vezes a gente (eu) tem preguiça de consultar…

24 comentários

  1. Paola Fabeni disse:

    Nossa, parece uma novela que eu tbm passei esses dias.
    Ainda nem postei a encomenda no blog de tão decepcionada que fiquei com a taxa.
    Vida triste…
    Agora, seus anéis realmente valeram a pena! São lindos! 😀

    Beijos, Paola
    http://universodapaola.wordpress.com/
    @universodapaola

    [Reply]

    Vivi Reply:

    @Paola Fabeni,

    Eu fiquei decepcionada com a minha mancada rsrsrsrs

    Obrigada, queri, bjk!

    [Reply]

  2. Babi disse:

    Que encomendas lindas! E sim, uma pena que, às vezes, temos problemas com o envio. Graças a Deus eu nunca tive, principalmente no que tange à tributação. Mas, por exemplo, já esperei mais de 30 dias por uma encomenda. Ainda mais com estes correios em greve…

    Já foi lá no blog e está participando do sorteio? Vai ser dia 10/10 não perca!

    Beijos,

    Babi

    [Reply]

    Vivi Reply:

    @Babi,

    Essa é a segunda vez que me pegam, mas sempre por conta de exceder o valor. Da primeria vez estava consciente, mas sabia que mesmo com imposto ainda valia a pena (eram produtos de tratamento pra pele).

    Mandou link pra Divulgação, amora? Manda cá!

    Bju!

    [Reply]

  3. Denise disse:

    Oi, Vivi! Então vou esperar seu guia de compras para arrematar uns anéis em que eu tô de olho faz tempo e já pensando que eles são presentinhos de Natal para mim mesma – pelo jeito que nossas encomendas estão demorando, arrumei uma justificativa adiantada para comprar! =D

    Só fui taxada uma vez, com uma compra da Benefit – mas tb, se não fosse, eu ia acreditar em Papai Noel! Fiz a compra no fim de novembro, aproveitando alguma promoção do site, aí me mandaram uma caixa enorme (e cheia de ar, né, se fosse de produtos significaria que taxas não seriam problema), que chegou só em janeiro… ai, saiu mt caro!

    Ah, obrigada pela sinceridade ao mostrar os defeitos dos produtos, Vivi! Porque o site está aqui na barrinha lateral, se fosse em outro blog, esperaria que a pessoa omitisse isso ou tentasse justificar com “ah, mas foi tão barato… as outras coisas compensaram…”, mas vc foi excelente, como sempre!

    Bjo grande!!!

    [Reply]

    Vivi Reply:

    @Denise,

    Né? A gente precisa admitir que tem coisas que simplesmente não existem (como compra se imposto hahaha)

    O post está no ar, querida, espero que ajude.

    E sobre a qualidade dos produtos, nem tem o que falar, né? A Cesar o que é de Cesar. Adoro muitas coisas da Saga, mas outras são simplesmente furrecas demais…

    Bjuu!

    [Reply]

  4. Michele Corrêa Coutinho dos Santos disse:

    Poxa docinho que coisa chata hein?? Olha nessas horas que eu recorro a um lugarzinho mágico, que vende bijuterias que parecem jóias de tão bem feitas, A 25 de Março em São Paulo, mais precisamente a uma loja que tem lá… bijuterias baratas e com cara de jóia..sempre que vamos a Sampa, damos uma passadinha lá, e deixamos uma “pequena” quantia.. mas vale muito à pena, o teu anel da raposa, eu comprei um em prata lá igualzinho, e não foi caro..(uns 20 reais no máx). se vc quiser depois te passo o nome das lojas que costumo ir.
    Beijocas

    [Reply]

    Vivi Reply:

    @Michele Corrêa Coutinho dos Santos,

    Mi, dê nome a loja, sim, por favor!
    Adoro fazer cmprinhas na 25, principalmente de bijus e a última vez que fui lá encontrei coisinhas super legais com valores justos.

    Bjks!

    [Reply]

  5. Ge disse:

    Nossa Vivi.. será de mto bom uso!!
    Brigadão!!!
    Eu sou mto leiga sobre essas compras internacionais, akbo que fico com medo e ñ compro.. apesar q pedi um Rosebud e to aki esperando..

    [Reply]

    Vivi Reply:

    @Ge,

    Ge, eu prefiro comprar com as meninas que aceitam encomendas, sabe? Tenho comprado com a Carlinha, do Make em Primeira Mão. Pode ser um tiquinho mais caro do que comprar direto das lojas grandes (porque elas precisam ter o lucro, claro), mas pelo menos o envio é de pessoa física, fora o capricho e carinho com que procuram as coisas pra gente…

    Beijoo!
    Logo sua comprinha chega 🙂

    [Reply]

  6. Vanessa Souza disse:

    Que bom que você não se arrependeu da compra!! e é uma pena ter chegado uma peça quebrada… Gostei da sua honestidade sobre a compra , o que gostou e que não gostou, e que bom que foi mais coisas que gostou do que não!

    [Reply]

    Vivi Reply:

    @Vanessa Souza,

    Van, olha, se não tivesse chegado quebrado eu mesma ia quebrar o colar kkkkkk

    Ah, mas é verdade, né? Mesmo queando compramos coisas ao vivo, às vezes nos arrependemos depois, pela internet ne tem como ser diferente 😉

    Bjuu!

    [Reply]

  7. Bia Y disse:

    Oi Vivi! Gosto muito do seu blogue, mas confesso que não sou muito de escrever nos comentários. Gostei muito da sua (sempre) sinceridade dizendo que valia sim a pena pagar o imposto.

    Recentemente fui tributada e li nos seus comentários daquele dia muita gente dizendo que era para “correr atrás e pedir um formulário para recorrer o preço” e blablablá, mas…

    1) Quando a gente compra do exterior temos que ter a consciência de que pode ser tributado sim e fazer as contas antes (pesquisar o preço do produto no brasil e se vai valer a pena caso a pessoa for tributada).

    2) Não acredito que adianta ficar toda hora “recorrendo” ou chorando pela taxa porque A GENTE SABE que aqui no Brasil é assim que funciona, está na lei e a lei é LEI, não é uma loja privada que podemos reclamar e esperar que o cliente saia bem.

    Sei que muita gente tem boa intenção em avisar sobre o tal formulário, mas também temos que relevar quando percebemos que não foi a toa que recebemos a tal taxa. Enfim, bom senso é sempre bem-vindo e eu gostei do seu.

    beijos,
    Bia Y

    [Reply]

    Bella Reply:

    @Bia Y,

    Eu discordo da sua opinião. Claro que temos que fazer as contas do tributo quando compramos (eu mesma já falei isso na Coluna da Bella), mas o problema é quando a Receita estima seu imposto em cima de um valor que não foi o que você pagou.

    Quando fui taxada, comprei um produto de R$50 e me tributaram como se ele custasse R$130, segundo a própria guia da Receita.

    Não acho que recorrer seja reclamar, mas exigir nossos direitos.

    Bom, essa é a minha opinião, e realmente só acho que vale recorrer se você for lesada, não por qualquer motivo. Aí fica igual às pessoas que ficam pedindo reembolso no Strawberry pq pagaram imposto (mesmo sabendo dessa possibilidade). Isso sim acho péssimo.

    Bjs

    [Reply]

    Vivi Reply:

    @Bia Y,

    É, Bia, como eu disse agora no “Guia”, a gente precisa conhecer tudo, como funciona a compra; nossos direitos e opções.

    Com certeza o formulário serve para desfazer erros de cálculo verdadeiros, que não era meu caso, já que optei sem perceber por um frete que tinha praticamente o valor da compra.

    O reembolso Straberry foi uma opção deles, né? Ofereceram, agora aguentem rsrsrs

    Eu sou muito preguiçosa pra isso, acabo comprando aqui no Brasil mesmo e parcelando ou encomendando com as meninas que moram fora…

    Bjooo!

    [Reply]

  8. Elvira disse:

    Vivi, te admiro demais pela sua sinceridade! Bjs.

    [Reply]

    Vivi Reply:

    @Elvira,

    beijo, querida!

    [Reply]

  9. Paula Saga disse:

    Pooxa =/ há pouco tempo eu fiz uma compra nesse site… não sabia que teriam esses problemas.
    Então é CERTEZA que serei tributada.. tomara que meus produtos venham inteiros x_x
    decepcionei agora, de verdade!

    Valeu pelas dicas… é sempre bom saber de experiencias de outras pessoas ;D
    adoro o seu blog!

    beijos

    [Reply]

    Bella Reply:

    Paula,

    A questão não é a loja, mas a escolha do tipo de frete, com a Vivi explicou. São pequenos detalhes que passam despercebidos quando a gente tá muito empolgada e a Receita adora rsrs

    Bjs

    [Reply]

    Vivi Reply:

    @Paula Saga,

    Se você prestou atenção na hora de preencher os dados da compra, provavelmente não fez a mesma bobagem que eu, Paula. Tem um campo lá em que você clica na modalidade de frete, eu passei batido.

    Beijooo e obrigada 🙂

    [Reply]

  10. Paula Saga disse:

    Entendi ^^
    mas o “decepcionei” tambem valeu para qualidade das peças… adorei os aneis, mas tambem pedi pulseiras de couro (e quase pedi uma igual a que vc comprou) e o acabamento deixou muito a desejar.
    Mas é esperar pra ver =P
    E a empolgação na hora da compra é quase que inevitável!!! uauhahahuah

    Bjoo

    [Reply]

  11. Eu pedi essa pulseira de couro e mais um anel em julho e ainda não chegou minha encomenda… Mas pela qualidade da pulseira, nem me importo se não chegar porque eu ia acabar passando ela para frente mesmo, hahaha.

    Adorei o post, aliás adoro o Poppy inteiro, e se não comento aqui com tanta frequência como antes, é tudo culpa da correria do dia-a-dia, mas pode ter certeza que amo esses seus posts deliciosos!

    [Reply]

  12. Ister Jaeger disse:

    Olá Vivi, acho que ja te mandei esta dúvida, quando de imposto e taxas de conversão tu pagou, eu queria comprar uns U$100, por exemplo, qunto tu acha que eu pagaria no final?
    Obrigada e bjus

    [Reply]

    Vivi Reply:

    Oi, Ister

    Calcule sempre o máximo do imposto, que seria então 60% dos $100.
    Pode também haver uma multa, cujo valor não tem como prever. Mas essa multa é bem mais difícil de acontecer, normalmente é pra grandes apreensões ou quando o Fiscal acha que a pessoa está tentando dar uma de muito esperta pra cima deles.

    Esse cálculo é o máximo, tá?
    Pode ser que pague menos ou, na melhor ds hipóteses, não seja taxada

    Beijo!

    [Reply]

Deixe um comentário :D