beleza

Estética: e quando algo sai errado? Leia o Termo de Consentimento

 

Várias pessoas chegam ao blog graças a busca do Google (bem vindos!) a procura de informações sobre procedimentos estéticos.

São basicamente dois grupos de interesse diferentes: um está a procura de informações ANTES de se submeter a algum procedimento e outro está inseguro sobre o que acontece DEPOIS. Esse post é sobre o segundo grupo.

A gente sabe que esse mundo está longe de ser perfeito.

Em um mundo perfeito as pessoas estariam plenas de conhecimento sobre qualquer procedimento a que possam se submeter; todas as circunstâncias antes, durante e depois. O que é, como funciona, o que proporciona e todos os aspectos do início até o resultado final, inclusive o tempo decorrente de todo o processo. Mas a realidade está muito longe disso.

O que percebo, em comentários no blog e mensagens pessoais é que existe uma carência enorme de informações reais. Basicamente a cliente chega a clinica com um desejo; são apresentadas algumas opções onde ela escolhe uma; paga por um pacote e imediatamente começa a torcer para ter feito uma boa escolha (aposta?).

Uma centena de “serás?” invade as idéias da pessoa, que precisa recorrer à boa amiga web para acalmar as inseguranças que deveriam ter morrido dentro do consultório, com o embasamento de um profissional. Do profissional que ofereceu o serviço escolhido, não é? Porque eu gostaria muito de poder tranquilizar todo mundo que chega com uma dúvida, ser aquela blogueira legal e positiva que só diz o que as leitoras querem ouvir, mas sabe quando a dúvida realmente procede e só pela descrição da pessoa já bate aquela insegurança… e se algo realmente deu errado? Quem sou eu pra pintar de rosa um quadro que pode não se sustentar por muito tempo?

É tão difícil…
Como já comentei antes, existe o cuidado dos Conselhos dos profissionais, que tentam nortear a exposição de clientes de estética na rede. Já que não existem Leis de fato a respeito desse tipo de publicidade (expor um trabalho é torná-lo público) os Conselhos atuam com muito cuidado, protegendo a categoria profissional, mesmo que para isso tomem posições anti publicidade.

Por isso são cada vez mais raros os sites de profissionais e principalmente aquilo que a gente tanto procura: ANTES e DEPOIS. É aí que mora o perigo da má fé e da manipulação de imagens, vem daí a orientação para não fazer.

Mas nem tudo está perdido! O consultório é um terreno fértil de informação. Dentro dele o bom profissional tem todo o material necessário para sanar suas dúvidas e expectativas. É no ambiente do consultório que ele pode e deve demonstrar para a cliente estudos e imagens reais, devidamente autorizadas, que demonstrem a realidade dos procedimentos oferecidos.

Isso também vale para Esteticistas e outras categorias técnicas. Profissionais qualificados vão muito além do ambiente clean e uniforme branco. Informação é tudo, aparência sozinha não é nada.

Nunca inicie um tratamento com dúvidas e jamais deixe a Clínica enquanto restar alguma. Não se preocupe em parecer insegura ou chata. Insegurança vem do desconhecimento e a gente não nasce sabendo. Se a coisa toda seguir um curso correto, uma apresentação rica das opções mata todas as dúvidas direto na fonte e aí não há insegurança que resista. O bom profissional sabe disso e não se incomoda em fornecer informações de qualidade.

Quando dá certo
Já perceberam como é difícil encontrar depoimentos favoráveis fora do ambiente institucional? Tipo, fora do site/blog da Clínica ou do fabricante? Será um embuste e TODO MUNDO está querendo nos enganar? Pessoalmente não acredito nisso.

O procedimento de sucesso é aquele que consegue cumprir a expectativa de melhora com naturalidade. Fica tão bom, mas tão bom que ninguém diz o que a pessoa fez. Então o que a pessoa faz? Não diz que fez, claro! Ela nasceu linda. Ou dormiu e acordou linda. E então quem ainda não fez mas quer fazer fica sem referência.

Quando dá errado
Aí fica fácil, né? Não faltam exemplos de procedimentos que definitivamente destruiram as expectativas de alguém. Enquanto a beleza do sucesso é tímida e sutil, o resultado negativo é exuberante justamente por ficar longe do natural. São bocas de peixe, rostos repuxados, pápebras tortas e até queimaduras sérias de pele que não deixam dúvida nenhuma: a pessoa fez, sim, alguma coisa e, pior, deu errado.

Leia o Termo de Conhecimento e Consentimento
Foi conversando com vocês que percebi que, além de jamais ter assinado, a grande maioria das pessoas que escreve com dúvidas nunca viu o Termo de Conhecimento que deveria ter recebido antes que iniciar qualquer tratamento que possa oferecer O MENOR RISCO QUE SEJA.

Esse Termo é um documento desses muito honestos e assustadores, mas que fazem parte da vida adulta fora do País das Maravilhas. Ele traz a verdade nua e crua sobre o que você está prestes a fazer e pode conter palavras fortes como “lesões” e “reações adversas”.

Leia completamente o Termo e só assine depois de estar realmente ciente, consciente, do que está escrito. Se não entendeu as tecnicidades, pergunte. Sua assinatura é o consentimento para que o(s) tratamento(s) seja realizado. Ele também funciona como um contrato que deixa explícito quais são os serviços que você contratou e as ações esperadas de ambas as partes (da Clínica e suas, cliente, com os cuidados pós procedimento).

Não tem Termo de Consentimento ou qualquer tipo de Contrato, mesmo que você tenha pedido? Corra, amiga, corra!

A responsabilidade pela construção de um mercado de Estética honesto também é nossa. Se não aceitarmos serviços meia-boca eles serão automaticamente excluídos e a qualidade será a regra, não exceção.

0 comentários

  1. Flavia Julião de Souza disse:

    Vivi,

    Posso ser apredejada pelo que vou falar aqui, mas é minha opinião:
    Tem muita clínica vendendo cirugia plástica e tratamento como uma feira, cada vez barateando mais, parcelando em milhões de vezes. E o consumidor, tão ávido pelo serviço ou por ignorância mesmo simplesmente não são informados e nem procuram saber que:
    1) pode dar errado;
    2) dependendo do que deu errado não é responsabilidade de quem ofertou o serviço ( disse DEPENDENDO)refazer ou dar manutenção,
    3) essa manutenção normalmente, é à vista, pois precisará de médicos, exames complementares, etc…
    4) existe ( no caso específico de implante de mama) um acompanhamento periódico que deve ser feito em nome da saúde ( com exames) que não estão inclusos no “pacote” da cirurgia.
    É aí que entra o ” …E SE DER ERRADO ?…” . Quando ocorre, os que tem plano de saúde são surpreendidos pela não cobertura , pois o procedimento , quando não autorizado pelo plano não pode ser tratado pelo mesmo quando dá errado( é triste mas é a realidade). Está se vendendo uma facilidade a alcançar um ideal de beleza , e as pessoas estão esquecendo da saúde, da segurança na execução DO SERVIÇO e do principal, O FATOR IMPREVISÃO( de intercorrência que podem , de forma natural ou não) ocorrer no meio do caminho e frustrar o resultado final.
    Conheço pessoas que colocoram próteses pagando em 36 vezes e não tem diheiro para pagar um ultrassom da mama ou mamografia, ou acha muito caro e simplesmente não faz.

    [Reply]

    Vivi Reply:

    @Flavia Julião de Souza,

    Fla, seremos duas apedrejadas, então, porque esse tipo de post é aquele que não faz sucesso de jeito nenhum, porque chama atenção pro fato de que nós também temos responsabilidade sobre o que acontece na nossa vida. Não é alto astral, não é bonitinho; é o tipo de assunto que as pessoas não gostam de publicar, porque não faz o autor parecer legal.

    É isso mesmo, com a capacidade de consumo em pleno crescimento, o consumidor também precisa botar pra ferver sua habilidade de se relacionar com tudo que faz parte dessa nova realidade: avaliar opções, pormenores e, principalmente, estabelecer diálogos coerentes com quem quer que seja.

    Quando a gente faz a lição de casa antes, se sente muito mais seguro para perceber os resultados de qualquer coisa. Se forem ótimos a gente comemora e se não forem satisfatórios teremos argumentos válidos pra buscar uma nova solução.

    Bejuuu!

    [Reply]

  2. Oi Vivi!

    Adorei seu post, Acho muito importante colocar esses tópicos porque muita gente nem pensa nisso. Ainda mais agora com esses sites de venda coletivas que vendem pacotes de tudo quanto é tratamento estético e muita gente nem se preocupa se a clínica em que vai tem licença, é limpa, tem profissional qualificado e tudo o mais.

    Eu faço alguns procedimentos estéticos (drenagem linfática + megassom + endermoterapia) e agora estou fazendo depilação a laser (vai rolar um diário lá no blog quando terminar) e prefiro pagar um pouco a mais para realizar os procedimentos com uma fisioterapeuta que possui várias especializações na área de estética. O que gosto mais nela na verdade nem são os títulos, mas a sinceridade. Eu chego para ela e pergunto se os aparelhos da clínica seriam bons para o meu caso e ela diz que sim ou não. Não é como muitos lugares em que te empurram pacotes sabendo que aquilo não vai resolver teu problema.

    Desculpa pelo texto, mas adoro um pitaco verdadeiro, hehehe

    Kisses

    [Reply]

    Vivi Reply:

    @Sheilla Lovato,

    Sheila, eu tinha um banner de um site de vendas coletivas e abri mão dele, porque não estava gostando nada, nada dos comentários que estava ouvindo de clientes de compras com desconto em geral (em Beleza e Estética).

    De um lado estão os fornecedores de serviços, querendo vender e vender, muitas vezes abrindo mão da qualidade (e da verdade)para atender um público muito maior. Do outro lado estão os consumidores encantados com a idéia (muito boa na teoria) te ter acesso a produtos de alto custo com desconto real; muitas vezes sem nem saber do que se trata o Tratamento. A gente lê os comentários e a frustração é evidente.

    Tenho uma postura bem parecida com a sua. Se confio no profissional, faço. Se não, nem considero. E se o valor real não é acessível pra mim, procuro outra opção.

    Quero saber como foi sua experiência com a depilação ou ficar de olho no Diário. 😉

    Beijooo!

    [Reply]

  3. Vivian disse:

    Vivi
    assim que li o seu post eu achei que ia bombar de comentários… Não achei que era algo que as pessoas não gostavam de ler! Esses seus conselhos são super preciosos para quem quer fazer um tratamento estético!
    Mas realmente as pessoas (eu me incluo nesse grupo) querem algo milagroso que as torne mais bonitas da noite pro dia! O problema é quando elas acreditam nisso e não ouvem a razão, ignoram os riscos e não pesam os prós e contras.
    Inspirada por você eu estou arrumando minhas fotos de antes, durante e depois e montando um bloguinho pras pessoas que querem saber mais sobre como agem os tratamentos para diminuir as cicatrizes de acne. Agora estou achando que todo mundo vai odiar, pois vou mostrar que não dá para eliminar crateras só com um peeling da hora do almoço!
    Quando ele tiver mais conteúdo vou mandá-lo pro “New blogs on the block”!!
    Bjs Vi

    [Reply]

    Vivi Reply:

    @Vivian,

    Imagina, Vivi…rs Eu até já sei quando o assunto é “chato”, mas não posso deixar de publicar por isso, né? O conteúdo relevante precisa vir em primeiro lugar, senão não vale a pena. 😉

    E quem não quer o milagre, né? Eu também queria uma meia dúzia deles kkkk

    Quero muito ver seus posts e não tem essa das pessoas odiarem, não. A verdade é uma só: resultados não aparecem da noite para o dia e a melhor coisa que a gente pode querer é encontrar quem esteja disponível a nos mostrar a realidade de todas as etapas.

    Beijooo!

    [Reply]

  4. Héstia disse:

    Eu acho super importante post assim.

    Concordo que a responsabilidade pela construção de um mercado de Estética honesto também é nossa. O que conheço de gente que adora fazer serviços meia-boca porque é mais baratinho!!! É tentador é sim! Mais tem que ter muito cuidado porque depois vem as reações e ai não adianta ficar se lamentando né?

    [Reply]

  5. Tatiana disse:

    Desde que fiz Vela Shape na Montenegro Cirurgia Plástica ano passado, indico a todas minhas amigas, porque também já vi muitas se sentirem lesadas por tratamentos ineficientes, locais e profissionais desqualificados.

    [Reply]

  6. Tamires disse:

    Tatiana, funcionou mesmo? Eu peguei o telefone dessa clínica, acho que vou marcar uma consulta. Beijos.

    [Reply]

Deixe um comentário :D