Dermato

Tratamento Documentado: Minha Pele Muito Antes e Depois

 

E então, preparadas para mais um capítulo da saga Vivi x Pele?

Como vocês já viram as imagens aterrorizantes do período pós Laser, pensei que não se chocariam nadinha com as que vou mostrar agora. Essas fotos fazem parte do meu prontuário dermatológico e mostrá-las aqui tem apenas o intuito de reforçar a idéia com a qual eu martelo a cabeça de vocês post após post: quase tudo tem jeito, amigas.Não é fácil, muitas vezes não é nada barato e exige um comprometimento monstruoso com o seu objetivo, desses que nos torna chatas aos olhos dos outros, mas sem o qual a gente não chega aonde quer.

Por exemplo, eu nem me lembrava quão irritada era minha acne, até rever essas fotos, de 2006:

Minha primeira consulta com a Dra. Valéria. Como vocês podem notar, tem de tudo aí: acne adulta, vazinhos, poros dilatados, rosácea e melasma.

Não estranhem os cantinhos brilhando, viu. É um creminho pra proteger os cantinhos dos ácidos que seriam aplicados em seguida.

Nesse dia iniciei um tratamento com peelings químicos seriados, aplicados no consultório. Foram 2 por mês, por 3 meses, se não me engano. Mais 2 limpezas de pele e 2 peelings de cristal.

Os ácidos eram escolhidos de acordo com a necessidade da pele na ocasião da aplicação. Me lembro dos usuais glicólico, retinóico, ATA e salicílico, fora outros com nomes mais complicados, que foram usados para cauterizar pequenas manchinhas e lesões.

O resultado foi esse:


Melhorou bem, mas deu pra perceber que é um processo lento, né?

Não sofri nada, foi tudo bem tranquilo. Os peelings químicos provocam descamação moderada da pele, que começa três dias depois da aplicação. Aí a gente se transforma numa criatura quase mitológica, que solta pele sobre pele, por mais três dias consecutivos.

Todas essas variáveis são controladas pelo médico. A descamação depende da concentração e do ácido aplicados. Minha dermato sempre me perguntava em que nível eu estava a fim de chegar antes de escolher os ativos da vez. E eu sempre pedia pra ir fundo, lógico, porque eu não estava pra brincadeira. (rs) Conselho: seja honesta em relação a sua disponibilidade de sair descamando mundo à fora. Não adianta nem tentar esconder com maquiagem, fica muito pior.

E mais: nem pense em puxar as pelinhas, elas precisam se desprender sozinhas ou deixam marcas. Relaxe e curta o visual escamozinha.

Bem, como vocês viram, o quadro melhorou, mas restaram marquinhas e manchinhas, além de um queixo que insiste em produzir mais óleo do que a marca Soya sozinha. O tratamento seria prolongado e continuado em casa, paralelamente à limpeza e hidratação que, a essa altura, já era muito mais do que parte da rotina.

Acontece que a vida é cheia de reviravoltas
Foi quando aconteceu uma coisa comigo. Na verdade duas coisas, ruins e consecutivas. O resultado é que, pouco depois dessa foto de resultado obtido com os peelings seriados, eu estava imersa em uma profunda crise de PTSD (Transtorno de Stress Pós Traumático).

Meu tratamento foi todo para o ralo – pelo menos a parte externa – e minha pele ficou demonstrando por fora todo o tormento que eu sentia por dentro.

Fui sequestrada e descobri que teria que fazer uma cirurgia(zinha) no ovário, tudo no mesmo mês. Dá para ter uma idéia da minha aparência, não dá? Obviamente eu não estava mais dando a mínima pra isso a essa altura. 🙁

Quero mostrar parte desse período pra vocês também. Mais como um conforto e um estímulo, porque a gente nunca sabe o momento de quem lê, não é?

Mas quero terminar com uma imagem mais legal, néam!!! Até pra mostrar que tinha uma lâmpada de 60W me esperando no fim do túnel…

A seguir vocês podem conferir imagens atuais, da minha pele UM ANO ANTES do Laser CO2 e de 40 dias DEPOIS:

Post publicado em 20 de setembro de 2010, no Trendy Twins.

7 comentários

  1. Oi Vivi, acho que é a primeira vez que comento aqui no seu blog, mas n pude resistir… Eu to sofrendo tanto com essas acnes malditas…
    P vc ter uma idéia, eu tomava anticoncepcional etudo era mais que perfeito… mas eu e o marido resolvemos engravidar e parei com o remédio. Simples, se n fosse o fato deu ter SOP (Síndrome dos ovários Policísticos)e claro, Hipotiroidismo. Junta tudo num pacote e minha pele ficou uóoooo… é oleosidade em tudo quanto é lugar, meu cabelo ficou um horror e as espinhas resolveram atacar sem piedade. Meu endócrino passou um remedinho p a SOP, mas mesmo diminuindo um pouco as espinhas, não sumiram de vez. E vou te falar, elas doem, incomodam… ai ai ai… Quase desisti de ter filhos, pq minha vida mudou completamente… virou uma tortura. E p completar, estamos com problemas no plano e nem posso recorrer a dermato – pelo menos por enquanto – Mas ver suas fotinhus, me animou um pouco. Vi que ainda tenho salvação… Sua pele ficou lindíssima… sem manchinhas… Achoq ue vale o sacrifício!!! 😀

    [Reply]

    Vivi Reply:

    @Fernanda Julião,

    Fer, não se preocupe, não! Principalmente se sua pele piorou depois dos hormônios. Faça tudo direitinho, engravide se for mesmo seu desejo e tome os cuidados básicos de limpeza. Além disso, muito filtro pra acne não deixar manchas. Depois que a tempestade hormonal tiver passado, sua pele volta ao normal e você pode tratar tranquilamente o que incomodar. 😉

    Minha acne também tinha a ajuda de problemas no ovários.

    Beeiju!

    [Reply]

  2. maurine disse:

    eu tenho a pele muito parecida com a sua, a diferença é que sou negra e não tenho melasma e rosácea. E sou um pouco mais nova(27).E nunca cuidei de pele(as diferenças estão aumentando!kkkkkkkk!)Fui ao dermato, vou começar a me tratar,eu tenho manchas, poros dilatados(muitos! Na bochecha, queixo , nariz e testa!) e cicatrizes de acne no rosto e ela sugeriu laser fraxel e peeling quimico com peeling de cristal. 4 sessões de cada, uma vez no mês, faz fraxel e na outra semana, o peeling.Vou documentar no blog onde escrevo, o maxxibolsa e você me inspirou muito a fazer, mesmo que não saiba!

    bjs!

    [Reply]

  3. claúdia disse:

    quero recebe como cuida da pele machado meu rosto tem macha como tira e qual produto eu ussa pra sair a macha abrço tem quero receber no imail.com

    [Reply]

  4. Márcia disse:

    Oi, Vivi!

    Adorei o blog.
    Gostaria de tirar algumas dúvidas com você: Qual o laser CO2 que você fez? Existem vários, o que fiz não teve grandes resultados. Quantas sessões precisou fazer? Sua pele ficou ótima. O resultado permaneceu?
    Agradeço a atenção!
    Mais uma vez parabéns pelo blog!

    [Reply]

  5. Lia disse:

    Olá adorei seu blog e sua história, várias de nós nos vemos no seu lugar.

    Eu queria pedir o contato do médico que vc fez a sessão de CO2 fracionado?
    li.araujo0001@gmail.com

    muito obrigada
    Lia

    [Reply]

Deixe um comentário :D